Inovação: PT lidera investimento em I&D

Novembro 25, 2010 by  
Filed under Notícias

A Portugal Telecom (PT) foi a empresa que mais investiu em investigação e desenvolvimento (I&D) em 2008 no mercado português, segundo a lista do Gabinete de Planeamento, Estratégia, Avaliação e Relações Internacionais (GPEARI).

Nesta publicação do GPEARI, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, constam as 100 empresas que mais investiram na execução de actividades de I&D em 2008.

Segundo a lista, o grupo PT investiu 147 milhões de euros em I&D. Também em 2007 o grupo de telecomunicações manteve o primeiro lugar na lista de empresas que mais investiu em I&D.

Em segundo lugar está o BCP, que investiu 81,7 milhões de euros e mantém a mesma posição de 2007, enquanto no terceiro lugar está o grupo EDP, que subiu três lugares relativamente a 2007. A eléctrica portuguesa investiu 68,6 milhões de euros em 2008.

Em quarto lugar está a Bial, que subiu quatro posições face a 2007, a ISBAN PT – Engenharia e Software Bancário (manteve o 5.º lugar), a Nokia Siemens Networks Portugal, que desceu dois lugares e em sétimo está uma empresa que pediu para não ser identificada, segundo o documento.

A Unicer caiu um lugar, para a oitava posição, seguida da Sonae (subiu dois lugares em relação a 2007), enquanto a Autoeuropa, do grupo Volkswagen, ocupa a décima posição. Em 2007, a construtora automóvel dona da fábrica de Palmela estava em nono lugar.

O 100.º lugar do ranking é ocupado por uma empresa que pediu para não ser identificada.

Esta lista, de acordo com o GPEARI, tem por base os resultados do Inquérito ao Potencial Científico e Tecnológico Nacional (IPCTN) de 2008, lançado em Maio de 2009 e enviado a 10.188 empresas. Deste total, foram obtidas 8.412 respostas válidas, o que representa cerca de 83% do total inquirido, das quais 1.883 empresas declararam exercer actividades em I&D.

A posição das empresas no ranking de 2008 é definida tendo em conta o total da despesa em investigação e desenvolvimento.

O relatório foi hoje divulgado num evento em que foram apresentados os dados de Portugal em 2009 referentes ao potencial científico e tecnológico, em que participaram o primeiro-ministro José Sócrates e o ministro da Ciência, Mariano Gago.

O primeiro-ministro salientou na sua intervenção que o investimento privado tem ultrapassado o que é feito pelo Estado em investigação e desenvolvimento, apontando quais as empresas que mais investiram em Portugal em 2009: a PT, o BCP, a Bial e a EDP.

“Todos os indicadores demonstram que o investimento em ciência e tecnologia foi absolutamente determinante para as empresas que mais aumentaram as suas exportações”, disse.

Fonte: Oje – o Jornal Económico



Enter Google AdSense Code Here

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!