Marketing: Maioria dos portugueses vai gastar menos no Natal

Dezembro 18, 2010 by  
Filed under Notícias

Os consumidores estão “muito preocupados em manter os orçamentos controlados”, conclui o estudo ‘GfK Christmas Gifts’.

O ‘GfK Christmas Gifts’ foi realizado pela empresa de estudos de mercado GfK para o jornal The Wall Street Journal e propôs-se aferir as intenções de compra dos consumidores na época de Natal. Abrange 16 países, num total de 15.750 entrevistados com 15 ou mais anos. Em Portugal, foram contactadas pessoalmente 1.250 pessoas.

De acordo com o estudo, 53,7% dos consumidores portugueses pretendem poupar mais este Natal, uma tendência generalizada no resto da Europa, em comparação com as intenções manifestas há três anos, antes da crise financeira.

O estudo assinala que os comportamentos dos consumidores portugueses se aproximam mais dos da Europa Central do que dos da Europa Ocidental, estando, em termos europeus, “entre os que revelam maior sentimento de poupança”. Neste campo, Portugal apenas é ultrapassado pela Bulgária, Hungria e Roménia.

Já os consumidores da Suécia e do Reino Unido dizem que pretendem gastar este ano mais cerca de 20% do que em 2007 nas compras de Natal.

Os centros comerciais e as grandes superfícies são os locais eleitos pelos portugueses para as compras de Natal, com 65% dos consumidores a admitirem esta preferência, contra 28,8% a optarem pelo comércio tradicional.

No resto da Europa, os belgas são os que apresentam maior preferência pelo comércio tradicional (36%), seguidos pela Holanda (35%) e pela Espanha (nove por cento).

Quanto às compras online, apenas um por cento dos portugueses opta por esta via, sendo que, no conjunto, cinco por cento dos europeus afirmam recorrer às compras pela Internet, um valor que quase duplicou face a 2007, ano em que este indicador era de três por cento.

Quanto ao tipo de presentes, a prioridade de escolha recai na sua utilidade, uma tendência mais expressiva entre os portugueses e os consumidores da Europa Central.

Mais de metade dos portugueses inquiridos, 62,3%, pretendem oferecer roupa ou acessórios, opções que também lideram as preferências na Europa Ocidental (57%) e Central (49,1%).

Em segundo lugar na lista de presentes de Natal dos portugueses estão os brinquedos (46,8%), seguindo-se os livros (23,7%) e os produtos alimentares e bebidas (21,7%).

Também os produtos de beleza e perfumes estão na lista de compras dos portugueses para este Natal, com 19,3% dos consumidores a preferirem este tipo de presentes.

O inquérito, cujos resultados foram agora divulgados, foi realizado em Setembro em 12 países europeus, nos Estados Unidos, no Brasil, na Colômbia e na Índia.

Fonte: Económico



Enter Google AdSense Code Here

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!