Marketing: Vendas de carros novos caem 9,7% em Janeiro

Fevereiro 4, 2011 by  
Filed under Notícias

Cerca de três mil veículos referem-se a processos submetidos ainda em Dezembro.

As vendas de carros novos voltaram a cair em Portugal. Em Janeiro, foram vendidos menos 9,7% veículos ligeiros, comercias e pesados, ao serem matriculados 16.096 novos carros.

“A queda só não foi tão acentuada pois, tal como se esperava, houve matrículas que transitaram de Dezembro de 2010, por questões administrativas ligadas ao incentivo ao abate de veículos em fim de vida”, explicou o secretário-geral da Associação Automóvel de Portugal (ACAP), Hélder Pedro, ao Diário Económico. Do total de carros vendidos no mês passado, cerca de três mil veículos referem-se a processos submetidos ainda no mês de Dezembro, no âmbito do programa de incentivos ao abate, os quais foram despachados no corrente mês de Janeiro. O programa foi extinto no início do ano, para veículos em fim de vida substituídos por veículos não exclusivamente eléctricos, o que provocou um afluxo muito significativo de candidatos ao incentivo, no final de 2010.

Em Janeiro passado foram vendidos menos 9,2% veículos ligeiros de passageiros em relação a igual mês do ano anterior, para um total de 13.223 veículos. A Renault, líder de mercado, vendeu menos 1.444 carros menos 8,6% que em Janeiro de 2010. No entanto, a marca ‘low cost’ da fabricante francesa – a Dacia – registou um aumento de 307,7%, passando de 52 veículos vendidos no ano passado para 212.

Já a Volkwagen, segunda marca mais vendida, cresceu 8,6% para 1.306 carros comercializados. As vendas das construtoras Peugeot, Ford, Citroën e Opel também caíram em Janeiro.

Nas marcas de luxo, a Ferrari foi a única que vendeu mais um carro Janeiro deste ano, em comparação com o mesmo mês em 2010. As vendas da Porche caíram 65,5%, de 29 para 10 carros, e as da Jaguar decresceram 37%, passando de 27 para 17 unidades vendidas.

Para Fevereiro, as previsões não são animadoras. “A queda será ainda mais acentuada, pois já não vamos ter matriculas que transitam do incentivo ao abate de carros em fim de vida”, acrescenta Hélder Pedro.

As vendas de veículos comerciais ligeiros decresceram ainda mais que as de ligeiros de passageiros. Em Janeiro foram vendidos 2.457 veículos, menos 16,9% que em igual mês do ano passado. No que diz respeito ao mercado de veículos pesados, registou-se um crescimento de 35,9%, tendo sido vendidos 416 veículos. “Este forte crescimento está associado ao facto das vendas registadas no mês homólogo do ano anterior, e que servem de base à actual comparação, terem sido anormalmente baixas”, refere a ACAP.

Em 2010 o mercado de carros ligeiros de passageiros voltou a acelerar. Entre Janeiro e Dezembro, as vendas de carros novos cresceram 38,8% face a igual período de 2009, atingindo um total de 223.491 unidades vendidas no País.

Fonte: Económico



Enter Google AdSense Code Here

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!