Marketing: Portugueses preferem ver filmes na televisão

Fevereiro 11, 2011 by  
Filed under Notícias

A televisão foi a plataforma mais usada pelos portugueses para ver cinema em 2010, segundo um estudo do Observatório da Comunicação (Obercom).

O estudo, que resulta de 1.258 entrevistas, refere-se ao consumo de cinema ao longo do último ano em diferentes plataformas como a exibição comercial e a exibição alternativa (cinemateca e cineclubes) e o visionamento em DVD e televisão.

De acordo com o Obercom, 77,3% dos consumidores portugueses viram cinema através da oferta dos canais televisivos, com uma larga margem de vantagem em relação ao DVD, escolhido por 35,8% dos inquiridos.

Em terceiro lugar nas preferências dos portugueses no que toca a ver filmes surge a ida ao cinema (35,1%). O número de espectadores nas salas de exibição comercial aumentou no último ano. Estes dados coincidem com os do Instituto do Cinema e Audiovisual, que indicam que em 2010 as salas de cinema registaram 16,6 milhões de espectadores.

Segundo o Obercom, cerca de 15% dos espectadores de cinema fizeram descarregamentos de filmes pela Internet. O estudo refere ainda que os homens vêem mais cinema na televisão do que as mulheres (82,3% contra 72,8%), mas na frequência nas salas de cinema estão ambos equilibrados.

Quanto ao consumo de filmes portugueses, 35,9% dos inquiridos disse tê-los visto na televisão.

“Este dado vem reforçar o papel da programação televisiva de filmes de produção nacional na aproximação ao público”, refere o documento do Obercom.

Este estudo foi feito a partir de 1.258 entrevistas a residentes com mais de 15 anos em Portugal continental.

Fonte: Económico



Enter Google AdSense Code Here

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!