Inovação: Realidade aumentada será próxima revolução nos smartphones

Fevereiro 19, 2011 by  
Filed under Notícias

Depois das telas sensíveis ao toque, a realidade aumentada é tida como a próxima revolução na interface móvel, apostam especialistas reunidos no Mobile World Congress.

A realidade aumentada foi assunto de uma painel no Mobile World Congress, em Barcelona, nesta terça-feira. “A realidade aumentada não é uma killer application. É apenas uma nova interface para acessar a entender as informações do mundo ao nosso redor de maneira mais fácil”, resumiu Peter Meier, CTO da Metaio, empresa especializada em realidade aumentada. Para se ter uma ideia da importância que o tema vem ganhando, a Telefônica já tem uma gerência dedicada à realidade aumentada e busca visual cujo executivo, David Marimon, fez parte do referido painel.

Há muitas aplicações de realidade aumentada que usam, simultaneamente, a câmera, o acelerômetro e o GPS para interagir com o usuário. “O problema é que o GPS não é tão preciso quanto gostaríamos. São necessários novos sensores”, comentou Marimon, da Telefônica. Uma solução pode estar na tecnologia de reconhecimento de imagem, que pode complementar o GPS, especialmente no uso em locais fechados. Dentro desse contexto, os especialistas comemoram a chegada dos primeiros terminais móveis com tecnologia dual-core, ou seja, dotados de dois processadores. “Isso torna possível fazer o reconhecimento de imagens dentro do client instalado no aparelho. É algo que pode transformar esse mercado em 2011”, disse Meier.

Áudio

Entre as novas aplicações com realidade aumentada, o guia turístico Lonely Planet revelou estar trabalhando em aplicativos que envolvem áudio. A ideia é oferecer informações turísticas em áudio de acordo com a localização do usuário. Um primeiro teste está sendo feito em Londres, com conteúdo fornecido pela BBC. É algo como um guia de áudio presente em alguns museus, só que agora disponível na cidade inteira e que usa o celular como interface.

Fonte: Exame



Enter Google AdSense Code Here

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!