Inovação: Falta de protagonismo barra a inovação nas empresas

Abril 3, 2011 by  
Filed under Notícias

O brasileiro é passivo e dependente da ação de terceiros. Esta a opinião dos próprios brasileiros, apurada na pesquisa Valores Brasil 2010, da Marcondes Consultoria. E estas características, que afetam a autoestima da população, têm também um impacto negativo no desenvolvimento das empresas. “A falta de protagonismo barra a inovação”, afirma Eduardo Giannetti da Fonseca, economista e professor do Insper.

Em um debate sobre os valores dos brasileiros realizado nesta terça-feira (29/03), em São Paulo, o autor de livros como “O Valor do Amanhã” afirmou que o fato de as pessoas não direcionarem muitos esforços para solucionar adversidades que interferem no dia a dia pode tornar o processo empresarial ainda mais burocrático e menos produtivo. “A falta de engajamento pode minar o conhecimento e principalmente a criatividade dos funcionários”.

Para tentar reverter esse quadro, Giannetti aconselha às empresas a estimularem o espírito de liderança e o empreendedorismo entre seus funcionários. O objetivo, na opinião do economista, é fazer com que as empresas desenvolvam profissionais que possam resolver conflitos e aceitar riscos, sem precisar de uma ordem ou de uma autorização de um superior. “Vale a empresa dar o primeiro empurrão. Mas a pessoa precisa segurar a rédea e apostar nas mudanças”, afirma o economista.

Do lado das empresas, uma preparação também é necessária. “Quando uma companhia se abre para ideias e sugestões, precisa estar praparada para receber críticas e respondê-las”, afirma Malu Pinto, diretora executiva de Desenvolvimento Sustentável do Santander.

Fonte: Época Negócios



Enter Google AdSense Code Here

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!