Inovação: Mais tecnologia e inovação no ensino

Abril 3, 2011 by  
Filed under Notícias

Aumentar o investimento em Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) aplicadas ao sector da educação é o objectivo da administração norte-americana.

Foi o próprio presidente Obama que referiu a necessidade de ser criada uma nova agência, dentro de Departamento de Educação, para implementar soluções tecnológicas inovadoras no sector da educação. A agência, denominada Advanced Research Projects Agency – Education (ARPA-ED), irá ter, no seu primeiro ano de funcionamento, que se espera ser já 2011, um orçamento de 90 milhões de dólares.

O presidente referiu na proposta que enviou o Congresso que embora se esteja a atravessar um período complicado em termos económicos, não se poderá cortar em algo essencial como a educação, uma vez que os jovens são o futuro do país.

O objectivo da ARPA-ED é aumentar o investimento em tecnologia e inovação no sector do ensino, que nos níveis básico e secundário não ultrapassa, actualmente, os 0,1 por cento dos orçamentos das instituições de ensino.

Entre as atribuições desta nova agência está a criação dos tutores virtuais, a criação de cursos em que os estudantes utilizem mais as TIC para aprender e o desenvolvimento de software educativo apelativo para crianças a jovens.

Fonte: iGOV



Enter Google AdSense Code Here

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!