Inovação: Medidas inovadoras geram mais lucro e produtividade

Abril 19, 2011 by  
Filed under Notícias

A empresária Izabel Paulino chegava em sua indústria de confecção todos os dias, mas não sabia o que estava sendo produzido, quantas peças estavam em fase de acabamento e o que deveria ser feito na próxima semana. “Me sentia perdida. Tinha um controle da produção apenas no final do mês, porém não sabia o que acontecia no dia a dia da empresa”, revelou a empresária.

Com a indicação do Sebrae, Izabel ingressou em um projeto denominado Agentes Locais de Inovação. Desde novembro do ano passado, a empresa recebe consultoria de um profissional, uma vez por semana. “A indústria já estava informatizada, mas faltava organização. Investimos apenas em painéis e planilhas e passamos a trabalhar melhor”, conta Izabel.

De acordo com o consultor Marcos Aurélio Gonçalves, do Sebrae, o projeto tem como base uma metodologia trazida da Índia, que consiste em treinar profissionais em início de carreira para assessorar empresas de diferentes setores.

A consultoria é realizada durante dois anos e consiste em diagnóstico, elaboração de plano de ação e monitoramento e assessoramento.”O objetivo desta ação é permitir que o empresário conheça e aplique ações que incrementem a produtividade de seu negócio”, afirma o consultor.

Gonçalves acrescenta que a inovação é uma característica fundamental para o trabalho, porém poucas empresas se atentaram para o fato. “Existe uma carência de informações e desconhecimento dos ganhos por parte dos proprietários”.

A empresária Izabel, que diz estar de olhos abertos para as novidades, é a favor das mudanças bem pensadas. “Nunca tive receio de investir em inovação. Acho que se a mudança for benéfica para a empresa, deve ser feita”, diz.

Resistência só no início

Com foco no crescimento da indústria e no aumento da produção, a empresária Sueli Kopeski também resolveu participar do projeto do Sebrae.

“Sempre busquei inovar, mesmo sem muitas informações. Agora, com a consultoria, implantamos técnicas e novos sistemas de trabalho que ajudam no desenvolvimento do setor de produção”, conta a empresária.

A indústria de confecção trabalha atualmente com um novo layout que contribuiu para o aperfeiçoamento da linha de produção. Um exemplo prático, segundo Sueli, foi a mudança da posição das máquinas e a forma de trabalho dos colaboradores.

“Antes, a costureira produzia as peças e as deixava no chão da fábrica, para que outra funcionária recolhesse e empacotasse. Com a orientação da consultoria, a própria costureira passou a organizar as peças, depois de prontas”, explica Sueli.

No início das mudanças, segundo a empresária, alguns funcionários resistiram, mas logo entenderam o benefício do novo processo. O resultado foi positivo: em pouco tempo a produção aumentou e o setor ficou mais organizado.

Sueli Kopeski atua há nove anos no mercado de confecção e afirma que sempre busca capacitação em oficinas específicas para promover o desenvolvimento da empresa e o bem-estar dos colaboradores.

“Procuro qualificação em treinamentos e invisto em maquinário, além de melhorar constantemente o ambiente de trabalho. Também estipulamos metas aos funcionários e oferecemos prêmios em dinheiro aos mais produtivos”.

Projeto

O projeto Agentes Locais de Inovação é administrado pela fundação Araucária e pelo Sebrae. As duas entidades elegem setores prioritários para o desenvolvimento do Estado e a quantidade de empresas que podem receber o atendimento.

“Ao todo, são 25 agentes que atuam no Paraná e cada um oferece consultoria à 50 empresas”, explica. Em Maringá, os setores que participam do projeto são os de metalmecânica, vestuário e agroindústria alimentar.

Fonte: O Diário



Enter Google AdSense Code Here

One Comment on "Inovação: Medidas inovadoras geram mais lucro e produtividade"

  1. antonio saias on Qui, 21st Abr 2011 3:59 pm 

    claro, eu de novo, expondo ideias – em sede seguramente imprópria, só que não conheço outra – que me vão ocorrendo e podem até ser razoáveis

    algumas vezes, sem saber por quê, quando me dispo, para me deitar, sobretudo as camisolas apresentam alta carga de eletricidade estática.

    recordo que alguns automóveis, aí pelos anos 70, vinham equipados com um “rabinho”
    de borracha, com fios metálicos no interior, creio, dizia-se que para eliminar a eletricidade estática.

    o que há de verdadeiro (científico) sobre isso, desconheço.
    desconheço os efeitos da eletricidade estática na saúde das pessoas. penso que não será benéfico, de aí os tais “rabinhos”
    nos automóveis ligeiros.

    em noites de alguma eletricidade estática na roupa, dou comigo a pensar se os sapatos dispusessem desse tal dispositvo de descarga elétrica para o solo – uma pequena superfície de metal bom condutor (cobre, por exemplo) o fenómeno não deixaria de se verificar de vez.

    não mais descargas noturnas de letricidade estática.

    há calçado com essas caraterísticas? é estultícia acreditar no interesse disso?

    deixo a questão, somada à oferta tácita à indústria de calçado para estudar e implementar a minha sugestão

    Páscoa Feliz para “todo o mundo” (expressão de irmão Brasil, que regista por ano 30 000 patentes de inovações

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!