Inovação: Controlar a «casa inteligente» através do telemóvel

Abril 5, 2012 by  
Filed under Notícias

Um professor de informática do Instituto Politécnico da Guarda (IPG) desenvolveu uma aplicação que controla a rede domótica de uma habitação ou de um edifício a partir do telemóvel, informou o responsável pelo projeto.

«Com esta aplicação conseguimos controlar toda uma casa à distância», explicou à agência Lusa o docente do politécnico da Guarda Pedro Pinto, responsável pela implementação da plataforma denominada KNX Automatica.

O responsável adiantou que a invenção surgiu no âmbito de um trabalho desenvolvido no mestrado em Computação Móvel, lecionado na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do IPG.

«Podemos controlar desde a iluminação, a climatização, os estores e até ligar ou desligar uma simples torradeira, através do envio de comandos a partir da rede local ou a partir de qualquer lugar, desde que tenhamos acesso à Internet», disse.

Pedro Pinto assegurou que o sistema acionado a partir de um telemóvel que possua a aplicação Android também permitirá, a qualquer momento e de qualquer local, desligar a tomada de um aparelho que, por esquecimento, ficou ligado no interior da residência.

Também permite que o utilizador receba um alerta via SMS a informar que deixou uma torneira aberta em casa, para que possa tomar «medidas imediatas» e corrigir o problema.

«A ideia passa por podermos comunicar com a nossa casa e fazer, de fora dela, coisas que estamos habituados a fazer lá dentro», reforçou.

Esclareceu que a plataforma KNX Automatica só está desenvolvida para dispositivos com Android, mas também foi pensada para poder ser articulada a equipamentos da Apple ou ao Windows Phone.

A plataforma permite controlar um edifício que esteja equipado com sistema de domótica, mas o mentor do projeto anuncia que também pretende «adaptar e incluir um conjunto de funcionalidades» que permitam saber quais os gastos energéticos com um banho, uma lavagem de roupa ou de loiça, por exemplo.

Pedro Pinto referiu que já está a desenvolver as novas funcionalidades que irá associar à solução desenvolvida, para que «brevemente» a mesma possa ser colocada no mercado.

O investigador garante que a aplicação será disponibilizada a «baixo custo», lembrando que na sua génese esteve a criação de «uma solução de muito baixo custo comparativamente com outros produtos idênticos que existem no mercado».

A ferramenta KNX Automatica tanto pode ser utilizada em sistemas de domótica novos como nos já existentes nas habitações ou nos edifícios.

Fonte: Tvi24



Enter Google AdSense Code Here

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!