Marketing: Quer um emprego? Aprenda a vender-se

Maio 14, 2012 by  
Filed under Notícias

OK, você tem talento e passou os últimos anos da sua vida a garantir que não lhe faltavam competências para conseguir o seu emprego de sonho. No entanto, parece que cada vez que está perto de chegar ao seu objectivo alguém lhe prega uma partida e o afasta daquilo que são as suas mais caras ambições.

Nas entrevistas, não consegue evitar mostrar-se apagado e deslocado. Tem a certeza que o seu entrevistador deixou de ouvir o que está a dizer cinco minutos depois de se apresentar e, inevitavelmente, sente-se cada vez mais frustrado por não conseguir que o vejam por aquilo que é.

Mas será que a culpa é só dos outros, que não conseguem ver o seu potencial? Ou o problema estará bem mais perto do que julga? Sejamos claros: você é bom, mas sabe vender-se?

Muitas pessoas que cumprem todos os requisitos para ocupar os melhores cargos acabam por boicotar o seu próprio sucesso porque, na hora da verdade, se escondem. E se alguém se prepara para elogiar determinado momento ou trabalho específico, apressam-se a desvalorizar o esforço e empenho que foi necessário para atingir aquele fim.

Atenção, ninguém espera que se transforme numa diva para fazer ver aos seus colegas e chefes quanto vale realmente – tornar-se inchado como o sapo que queria ser como o boi normalmente acaba tão mal como a dita fábula. Porém, um pouco de autoestima e orgulho nunca fizeram mal a ninguém. Se o elogiam, aceite e agradeça; se lhe pedem que explique como conseguiu o que mais ninguém foi capaz, não deixe de explicar que passou mais tempo à volta daquele projecto para o saber de cor e entender como podia explorar cada ponto forte e resolver os problemas que encontrou.

Saber valorizar-se, mostrar aquilo que tem de melhor, sem pudores, é meio caminho andado para que os outros lhe reconheçam essas qualidades. Se ao olhar-se no espelho e analisar-se friamente reconhece o seu talento e valor – e quando não gosta do que vê emenda o que está mal – os outros também vão ver em si essas características.

Claro que não chega dizer que é bom – aliás, se tiver de dizê-lo não está a passar bem a mensagem. O melhor mesmo é fazer o seu trabalho valer por si. Mas como pode fazer isso quando apenas tem meia hora para convencer um desconhecido que é a pessoa ideal para determinado lugar? Dobrando as regras à sua medida. Se foi chamado porque, em vez de um enfadonho currículo normalizado, enviou um vídeo a explicar porque é que a empresa precisa de si, provavelmente ninguém espera que apareça sem um cabelo fora do sítio e se comporte exactamente como os restantes executivos da empresa.

Em vez de chegar à sala pronto para responder a perguntas, tome as rédeas da entrevista. Fale sobre si explique como resolveria os problemas com que a empresa mais vezes se confronta. Apresente propostas, soluções e garanta que a sua influência não termina no momento em que sai da sala. Por exemplo, se é fantástico a motivar pessoas, peça ao entrevistador que o deixe demonstrar os seus dotes. Organize uma pequena reunião e convença-o a assistir. Vê-lo no seu ambiente, a fazer aquilo que melhor sabe pode ser suficiente para mostrar aquilo que dificilmente conseguiria apenas descrevendo o que fez até agora.

Afinal, quando uma empresa considera contratar, está mais interessada em saber o que o candidato pode fazer por ela do que aquilo que foi capaz de fazer, até agora, pelos seus concorrentes.

Fonte: Dinheiro Vivo



Enter Google AdSense Code Here

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!