Marketing: Exportações aumentaram 8,4% de Fev. a Abr.

Junho 12, 2012 by  
Filed under Notícias

As exportações portuguesa cresceram 8,4 por cento no trimestre terminado em abril para 11.422,7 milhões de euros, face a igual período de 2011, desagravando o défice comercial em 2.048,4 milhões de euros, anunciou hoje o Instituto Nacional de Estatística.

De acordo com o INE, as importações caíram 7,7 por cento, face ao mesmo período ano passado, para 13.962,8 milhões de euros, com a taxa de cobertura das exportações pelas importações a situar-se em 81,8 por cento.

A evolução positiva da taxa de cobertura correspondeu a “uma melhoria” em 12,1 pontos percentuais em relação à taxa observada no período homólogo do ano passado.

O INE refere também que “o acréscimo registado nas saídas [exportações] de bens com destino para a China [no primeiro trimestre deste ano] contribuiu significativamente para a evolução positiva das saídas de bens para os mercados externos no primeiro trimestre de 2012, o que foi devido essencialmente ao crescimento verificado nas exportações de veículos e outro material de transporte”.

China foi o 4º maior destino

Naquele período, “a China foi o 4.º maior mercado de destino para veículos e outro material de transporte produzidos em Portugal”, salientou. Por sua vez, em termos de comércio intracomunitário, no trimestre concluído em abril deste ano, as vendas homólogas para outros países cresceram 3,5 por cento para 8.253,4 milhões de euros, enquanto que as compras diminuíram 9,8 por cento para 10.126,0 milhões de euros.

A taxa de cobertura melhorou de 71,1 para 81,5 por cento no final do trimestre concluído em abril, refere o INE. Já ao nível do comércio extracomunitário, no trimestre terminado em abril deste ano e face ao mesmo período de 2011, as exportações registaram um crescimento de 23,8 por cento e as importações diminuíram 1,6 por cento, a que correspondeu um défice de 667,5 milhões de euros e uma taxa de cobertura de 82,6 por cento.

Se excluirmos os Combustíveis e lubrificantes, observa-se que as exportações aumentaram 22 por cento e as importações recuaram 16,9 por cento, face a idêntico período de 2011, segundo o INE.

O saldo da balança comercial, com a exclusão deste tipo de produtos, atingiu um excedente de 946,6 milhões de euros. A taxa de cobertura passou assim para 82,6 por cento, avançou o INE.

Fonte: Expresso


Enter Google AdSense Code Here

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!