Inovação: Carro dobrável é solução para problemas de tráfego

Junho 22, 2012 by  
Filed under Notícias

Estradas lotadas, parques de estacionamento esgotados e aumento dos preços dos combustíveis – para não mencionar as emissões de gases de efeito estufa – não parecem ser razões suficientes para convencer o condutor diário a utilizar os transportes públicos. Mas, um veículo elétrico inovador, o EV, espera mudar mentalidades e convencer os condutores a deixarem as chaves do carro em casa.

Os micro-EVs, o nome pelo qual estes carros são conhecidos, têm como objetivo levar os passageiros de e para os transportes públicos para que os condutores possam deixar os seus carros poluentes em casa, permitindo, desta forma, resolver um antigo problema de transporte nas grandes cidades.

Com a implantação de frotas destes carros elétricos e dobráveis em estações com carga elétrica estrategicamente distribuídas, espalhadas por toda a cidade e subúrbios, esses veículos podem ajudar a aliviar o congestionamento do tráfego, problemas de estacionamento, ao mesmo tempo que mantêm a limpeza do ar urbano.

Por fora, o EV parece uma esfera de vidro com quatro rodas e tem cerca de metade do comprimento do SUV Ford Explorer. Porém, este EV tem características invulgares que o distingue de outros carros elétricos: o único corpo dobrável está ligado a um pivô central, ligado ao módulo do passageiro da frente e sobe para que o tronco do módulo traseiro possa deslizar e assim ficar dobrado. Quando dobrado, os 2,5 metros de carro encolhem para um escasso 1,5 metro, permitindo que seja arrumado num parque de estacionamento de série.

Como alguns antigos carros europeus ultra-compactos, tanto o passageiro como o condutor entram e saem pelo mesmo espaço, o pára-brisa dianteiro, que serve como única porta.

Esta viatura atinge uma velocidade máxima de apenas 50 km / hora e um alcance máximo de cerca de 120 km, pois foi projetado com o fim único de só efetuar viagens curtas em espaços urbanos. No entanto, a bateria de íon-lítio que alimentam o motor pode ser totalmente recarregada em cerca de 15 minutos.

O veículo pesa menos de 500 kg e pode ser registado, de acordo com a lei de alguns países, como um quadriciclo e os condutores até podem nem precisar de carta de condução.

Quando o grupo Hiriko apresentou o protótipo à Comissão Europeia (CE), em Bruxelas, em janeiro de 2012, Durão Barroso, o presidente da CE disse que o carro era uma «solução sistemática para os grandes desafios sociais». Em abril, o grupo ofereceu um EV a Vitoria-Gasteiz, uma cidade no norte da Espanha e agora planeia vender o pequeno de dois lugares aos municípios da Europa.

Entretanto, Barcelona, Berlim, Malmo, San Francisco, e Vitoria-Gasteiz já estão em negociações com os fabricantes para desenvolver frotas dos dobráveis EV, confirma a BBC. Também interessados estão os gerentes de transportes da reserva da biosfera de Urdaibai Basco, em Ibiza, assim como Hong Kong e Florianópolis (Brasil).

Os funcionários da empresa estão a desenvolver um sistema de logística sem fios que emprega uma mistura de tecnologias inteligentes, através de redes de sensores e algoritmos, recorrendo ao uso do smartphone, para tornar mais fácil a gestão das frotas.

«O carro é tão pequeno e tão apertado por causa do chassis dobrável que é difícil embalá-lo», disse um dos responsáveis do projeto, Larson, acrescentando que «o EV é projetado mais como um iPhone do que como um PC».

Os designers utilizaram uma estrutura eficiente e materiais leves e evitaram muitos componentes de um carro tradicional, como um motor de combustão interna, transmissão, radiador e sistema de arrefecimento. Contudo, o EV passou em todos os testes de segurança.

Embora pequeno, o carro suporta com segurança um impacto de um acidente, ou seja, os engenheiros foram capazes de tornar o carro mais leve e menor, sem comprometer a sua segurança. A resistência ao choque é reforçada pelo chassis dobrável, projetado para comprimir e absorver a energia do impacto.

O preço deste veículo ronda os 14 mil euros.

Fonte: Agência Financeira



Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!