Marketing: Marcas de luxo deixam de estar no eBay

Abril 22, 2010 by  
Filed under Notícias

Comprar uma mala Luis Vuitton ou Channel no eBay deixou de ser possível. Os proprietários de marcas de luxo já podem impedir a venda de produtos na internet.

A directiva foi aprovada pela Comissão Europeia e está a levantar protestos das organizações de consumidores, bem como do eBay, que acusam as marcas de luxo de não respeitarem as regras da concorrência e de prejudicarem o comércio electrónico, numa altura em que a União Europeia o tenta promover, avança o ‘El País’.

O pedido por parte dos proprietários de marcas de luxo surge porque estes consideram que o comércio electrónico beneficia das campanhas de publicidade, por exemplo, sem suportarem os custos. Já um dos advogados do eBay refere que “a Comissão Europeia devia ter sido mais firme e depositado mais confiança nos consumidores”.

A organização europeia de consumidores BEUC salientou que “o argumento de que os consumidores necessitam, em todas as circunstâncias, de conselhos provenientes de uma loja física é só uma desculpa infundada para limitar a concorrência”. A organização diz ainda que deve ser o consumidor a escolher onde quer comprar cada produto.

Recentemente o eBay foi obrigado a pagar uma indemnização de 1,7 milhões de euros à Louis Vuitton por ter vendido produtos da marca sem autorização.

Fonte: Económico



Enter Google AdSense Code Here

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!