Tecnologia: Bruxelas revela plano de “revolução digital”

Maio 21, 2010 by  
Filed under Notícias

Uma verdadeira “revolução digital”. A Comissão Europeia revelou o plano para o que considera ser o motor do crescimento do futuro. O primeiro objectivo é que, dentro de dez anos, todos os cidadãos europeus tenham acesso à internet de banda larga, no mínimo de 30 Megabits por segundo. O desafio é grande. Hoje, apenas 1% da população tem uma ligação de alta velocidade, contra 12% dos japoneses.

Outro desafio é a criação de um mercado digital comum. Neelie Kroes, comissária responsável pela Agenda Digital, recorda que “o mercado europeu online ainda está dividido por barreiras, que impedem um acesso pan-europeu aos serviços de telecomunicações, serviços digitais e conteúdos. Existe sim um único mercado digital mas é ilegal, o da música. Hoje, fazem-se quatro vezes mais descarregamentos de música nos Estados Unidos do que na União Europeia”.

Para além de melhorar o acesso, o conhecimento, a confiança e a segurança dos internautas, a Comissão Europeia quer também impulsionar a investigação e a inovação no sector.

O investimento europeu é, actualmente, metade do americano. Bruxelas quer reduzir também esta disparidade. Pretende, por isso, criar mecanismos para atrair financiamento e pede aos Estados membros que dupliquem o investimento público.

Fonte: Euronews



Enter Google AdSense Code Here

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!