Empreendedorismo: 14 capitais de risco vão investir 240 milhões em novos projectos

Fevereiro 3, 2011 by  
Filed under Notícias

Pelo menos 14 sociedades de capital de risco portuguesas irão deter, em 2011, mais de 240 milhões de euros para aplicação em projectos, nas suas fases iniciais.

Esta é uma das notícias que mais deixa satisfeito o presidente da Direcção da Federação Nacional de Associações de Business Angels. Francisco Banha sublinha que esta notícia se deve à força do “excelente trabalho realizado pelo gestor do Programa Compete, que conseguiu que fossem afectadas ao ‘early stage’ verbas que possibilitaram às citadas sociedades de capital de risco alavancarem os seus próprios fundos, o que faz acreditar que pela primeira vez se encontram criadas as condições para que os nossos empreendedores consigam materializar os seus sonhos empresariais”.

Historicamente, Portugal teve sempre dificuldade em proporcionar aos empreendedores financiamento para as fases mais iniciais dos projectos, onde se incluem, por exemplo, os projectos que estão em fase de testes de protótipo ou até outros projectos sem estruturas empresariais sólidas. “É neste segmento que estão os maiores ganhos potenciais mas também o maior risco”, constata Francisco Banha. Mas o presidente da FNABA salienta que se o sector público de capital de risco, sobretudo, ainda conseguiu imprimir uma certa dinâmica de investimento em start-ups, o mesmo ainda não aconteceu nos operadores privados. “É por isso que acredito que até 30 de Junho de 2013 essa realidade vai ser alterada, nomeadamente através da participação activa que os business angels podem vir a ocupar no financiamento das fases iniciais, através da gestão proactiva do seu Fundo de Co-investimento”. Francisco Banha não duvida que anos de crise sejam períodos de mudança e lembra que “isso origina aquisições, fusões, novos concorrentes a desafiar os modelos de negócios e mercados existentes e consequentemente mais operações de capital de risco são realizadas”. Com o fundo operacional, o presidente da FNABA estima que 200 business angels sejam este ano distribuídos por 54 veículos de investimento, com capacidade para investir um total de 42 milhões de euros em start-ups até ao primeiro semestre de 2013.

Apesar de o capital de risco se apresentar como alternativa acertada para muitos projectos, o certo é que 2010 veio confirmar um forte abrandamento da sua aplicação. As estatísticas da Associação Portuguesa de Capital de Risco e de Desenvolvimento (APCRI) revelam que no terceiro trimestre de 2010 haviam sido realizados investimentos no valor de 10 milhões de euros, quando em igual período de 2009 o montante investido ascendia a 84 milhões de euros. Aqui, Portugal contrariou a tendência europeia, onde foi registado um crescimento de 67,3% nos investimentos realizados no terceiro trimestre de 2010 face a igual período do ano anterior.

Fonte: Oje – o Jornal de Negócios



Enter Google AdSense Code Here

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!