Inovação: Europa atrasada nas ciências

Fevereiro 6, 2011 by  
Filed under Notícias

Numa altura em que os objetivos de Lisboa, em matéria de inovação, foram adiados para 2020, as grandes universidades europeias dizem que a investigação está excessivamente dependente do setor financeiro.

A Europa corre o risco de perder o comboio do avanço científico. A UE avança demasiado lentamente no terreno da ciência para cortar caminho à liderança dos Estados Unidos e do Japão e assiste enquanto a China reduz rapidamente o seu ancestral atraso. Os objetivos do fracassado processo de Lisboa foram adiados nada menos do que uma década, passando de 2010 para 2020. Neste contexto, cresce a preocupação de que os ajustes orçamentais acabem por travar uma atividade investigadora ainda muito dependente do investimento estatal.

Este é o cenário que a Comissão Europeia confirma ao anunciar a classificação em inovação dos países europeus. Os dados refletem a insuficiência do esforço orçamental: perante o objetivo de dedicar 3% do PIB a I+D [Investigação+Desenvolvimento], os Vinte e Sete estão ainda nos 2,01%.

Os reitores das universidades europeias mais envolvidas na investigação fizeram um apelo para que haja um impulso de investimento público para que não se perca a competitividade. Os 22 reitores de universidades como Oxford, Cambridge, Lovaina ou a Universidade de Barcelona pedem aos líderes da UE que “tenham consciência da importância, para a competitividade da Europa, de um investimento adequado e a longo prazo em investigação básica”.

A meta dos 3% fixada em 2000, na cimeira de Lisboa, para o final da primeira década deste século não conseguiu ser alcançada. Há diferenças notáveis de país para país. A Alemanha ou a França, a Suécia ou a Dinamarca superam largamente a média europeia, segundo os dados do Eurostat e da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Económico (OCDE).

Fonte: Expresso



Enter Google AdSense Code Here

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!