Empreendedorismo: Novabase Capital cria dois fundos de capital de risco

Fevereiro 21, 2011 by  
Filed under Notícias

O Conselho de Administração da Novabase Capital deliberou que, dos três fundos de capital de risco aprovados no âmbito de concursos do SAFPRI, pretende proceder à constituição do fundo Novabase Capital Inovação e Internacionalização e do fundo Novabase Capital Early Stage, na componente POR Lisboa.

Segundo comunicado da Novabase à CMVM, não será constituído o fundo Novabase Capital Corporate Venture, com dotação máxima de 8,1 milhões de euros (sendo que quatro milhões seriam assegurados pelo Programa COMPETE e 4,1 milhões de euros pela Novabase Capital), nem concretizada a componente COMPETE do fundo Novabase Capital Early Stage, com dotação máxima de 11,45 milhões de euros (onde 6,85 milhões seriam assegurados pelo Programa COMPETE e 4,6 milhões pela Novabase Capital).

“A decisão acima referida tomou em consideração as condições finais estabelecidas para a criação dos fundos em causa, que introduziram factores considerados restritivos pela Novabase para o sucesso da actividade de investimento”, sublinha o documento.

O fundo Novabase Capital Inovação e Internacionalização tem uma dotação máxima de 10,1 milhões de euros, contando com uma participação do Programa COMPETE, integrado no QREN e com co-financiamento da União Europeia via FEDER, de 5 milhões de euros (49,5%) e uma participação da Novabase Capital de 5,1 milhões (50,5%).

Este fundo vai focar-se no investimento em PME de base tecnológica na área das Tecnologias de Informação nas regiões do Norte, Centro e Alentejo. Prevê-se a sua operacionalização no primeiro semestre deste ano, após aprovação do COMPETE, estando já em análise diversas oportunidades de investimento.

Já o fundo Novabase Capital Early Stage tem actualmente uma dotação máxima de 1,26 milhões de euros, contando com uma participação do Programa POR Lisboa, integrado no QREN e com co-financiamento da União Europeia via FEDER, de 0,5 milhões de euros (39,68%) e uma participação da Novabase Capital de 0,76 milhões (60,32%).

O fundo Novabase Capital Early Stage vai também privilegiar o investimento em PME de base tecnológica na área das Tecnologias de Informação provenientes da região de Lisboa. Prevê-se a sua operacionalização no primeiro semestre deste ano, após aprovação do POR Lisboa.

Foi ainda decidida a participação adicional no fundo de capital de risco IStart I, que visa apoiar projectos de conteúdo tecnológico relevante que se encontrem na fase de prova de conceito. São considerados como objecto destes projectos as provas de conceito tecnológico, a prototipagem, a valorização da propriedade intelectual e o desenvolvimento de planos de negócio.

Este fundo tem uma dotação máxima de 5,02 milhões de euros, contando com uma participação do Programa POR Lisboa, integrado no QREN e com co-financiamento da União Europeia via FEDER, de 1,01 milhões de euros e do Programa COMPETE, igualmente integrado no QREN e com com co-financiamento da União Europeia via FEDER, de 1,75 milhões. A Novabase Capital vai investir 0,3 milhões de euros, sendo o restante capital assegurado por diversas instituições e investidores privados. Prevê-se a sua operacionalização no primeiro semestre deste ano.

A Novabase Capital é a sociedade gestora do fundo Novabase Capital, com uma dotação de 7,14 milhões de euros e participado em 30% pela Novabase Capital e em 70% pelo IAPMEI, através do Programa PRIME e com co-financiamento da União Europeia via FEDER.

Fonte: Jornal de Negócios



Enter Google AdSense Code Here

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!