Empreendedorismo: Empreendedorismo NÃO, Coragem SIM

Abril 20, 2011 by  
Filed under Notícias

“Para ter um negócio de sucesso, alguém, algum dia, teve que tomar uma atitude de coragem.” (Peter Drucker).

O sistema capitalista que rege nosso cotidiano, de forma simplificada e sem toda aquela fundamentação histórica, começou quando o homem sentiu a necessidade de adquirir bens, ampliar seus territórios e ser conhecido na sociedade, tudo isso através de um resultado pretendido por todo ser humano, o de obter lucro.

Para isso , todo ser humano tem uma característica que conhecemos como “iniciativa”, perfil que se busca em todo profissional, mas algumas pessoas conseguem desenvolver de forma mais expressiva e outras mantem a inibição desse instinto.

Quando uma pessoa toma a iniciativa de fazer algo, seja expor uma idéia ou operacionalizar uma idéia, vai esbarrar num obstáculo conhecido, o “medo”, medo das consequências, seja do fracasso ou da opinião alheia.

 

Por isso aqueles que conseguem superar esta barreira, são os que normalmente alcançam o sucesso, pois mesmo após sucessivos fracassos, o aprendizado obtido vai proporcionar condições de eficácia nas tentativas posteriores, e um dia, com persistência, o sucesso aparece.

 

Focando no campo dos negócios, esta iniciativa é impulsionada pela coragem, que por sua vez é movida pela necessidade, tudo isto concentrado em alcançar um objetivo.

Estes eventos, ao longo dos tempos, foi desenvolvendo o sistema capitalista que vemos hoje, com concentração de riqueza e expansão de mercados, conhecido pelo termo modista “globalização”.

Desta forma podemos observar que o que a algum tempo os teóricos administrativos começaram a chamar de “empreendedorismo“, nada mais é do que iniciativa com CORAGEM, como bem citou Peter Drucker: “Para ter um negócio de sucesso, alguém, algum dia, teve que tomar uma atitude de coragem.”

 

Alguns destes teóricos da Administração devem concentrar esforços em fundamentar metodologias sólidas de análise dos problemas da ciência administrativa, espelhando-se nos vários autores de sucesso que temos. E não tentar renomear ou classificar fatos ou atos já conhecidos, na busca de renovar a imagem da Administração.

A ciência da administração precisa de inovação, não de renovação, por que a renovação é uma troca de embalagem, é ajeitar o que já existe, é tentar reutilzar conceitos com  outra denominação, mas depois tudo isso cai no limbo, acaba se deteriorando, não funciona mais, pois se percebe que tudo passava de mais um modismo.

Fonte: Administradores



Enter Google AdSense Code Here

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!