Marketing: 15 ideias para manter os seus colaboradores felizes

Abril 5, 2012 by  
Filed under Notícias

Motivação e felicidade andam de mãos dadas nas empresas e são a melhor forma para aumentar a produtividade. A Young Entrepreneur Council perguntou a 15 jovens empreendedores de sucesso qual o sucesso para manter os seus colaboradores felizes e motivados, conta a Inc.

15 ideias para manter os seus colaboradores felizes
1 – Tenha fé nas contratações
Se contratou estas pessoas, deve confiar nelas para fazer o seu trabalho. Os empreendedores gostam de manter tudo sob o seu controlo, mas você pode mexer-se mais rapidamente e mais criativamente se der aos seus empregados a autonomia para completar os seus projectos com rumo. “Não desvalorize o custo das pequenas perdas”, afirma Ryan Stephens, da Ryan Stephens Marketing.

2 – Fale com as pessoas e oiça-as… mesmo
Um simples “Como estás?” faz toda a diferença. Os seus colaboradores vão responder de duas formas: ou um simples sorriso seguido de um “Bem, obrigado” ou usam a oportunidade para expressar uma preocupação. Muitos patrões nunca fazem esta simples pergunta e não valorizam assim os seus funcionários, considera Nancy T. Nguyen da Sweet T. Uma simples pergunta é uma forma simples de demonstrar aos seus empregados que eles estão a ser ouvidos.

3 – Quem quer bilhetes para concertos?
Como bonus para os empregados, Greg  Rollet, da The ProductPros, decidiu arranjar bilhetes para um concerto para uma colaboradora sua. O empreendedor considera que dar “experiências memoráveis” aos seus funcionários supera qualquer oferta em dinheiro.

4 – Estique a flexibilidade
Todos tem um ritmo diferente; alguns colaboradores são mais produtivos de manhã cedo, enquanto outros começam a produzir bem a meio da tarde. Bhavin Parikh da Magoosh dá um conselho simples: “Os nossos colaboradores podem trabalhar quando forem mais eficazes, desde que comuniquem os seus horários e cumpram os seus prazos. Esta liberdade demonstra que temos fé nos nossos colaboradores e tem tido resultados extraordinários.

5 – Regresso às aulas
Aprendizagem constante é o segredo de Doreen Bloch, da Poshly. “Uma das minhas formas favoritas de manter os colaboradores felizes e motivados é dar-lhes oportunidades para aprender. Quer seja assistir a uma conferência ou um oferecer uma entrada num evento de networking, a aprendizagem mantêm as pessoas focadas e demonstram que nos preocupamos com o seu sucesso profissional e pessoal a longo prazo.

6 – Liberdade na fluidez
No mundo das startups não basta contratar alguém para um determinado cargo. Em vez de instruir a pessoa sobre as suas funções, deixe a agir livremente para na definição do seu papel. Isto permite que ela esteja focada nas áreas que domina, ao mesmo tempo que contribui com o que é necessário para o negócio, explica Matt Cheuvront da Proof Branding.

7 – Colaboradores integrados
Ao contrário das grandes empresas, as startups tem a habilidade e a flexibilidade para dar poder aos seus colaboradores e fazer com que se sintam verdadeiramente integrados., defende Justin Beegel, da Infographic World. Cada colaborador é muito valioso porque tem um grande impacto no crescimento do negócio. Faça com que os seus funcionários entendam que podem crescer consigo à medida que ajuda a empresa a crescer.

8 – Recompensas à medida
Uma coisa que só uma pequena start-up pode fazer, e que é mais difícil para uma grande empresa, é perguntar aos colaboradores o que querem como recompensa, conta Caitlin McCabe da Real Bullets Branding . Ir a uma determinada conferência? Um horário mais flexível? O novo iPhone? Os seus colaboradores vão sentir-se bem por você ter tirado tempo para saber o que eles querem como recompensa e vão se aplicar a dobrar.

9 – Happy Hour
A cada três meses, Roger Bryan da RCBryan & Associates convida os seus colaboradores para jantar e beber um copo. Após um ou dois copos de vinho, as pessoas começam a sentir-se mais relaxadas e dão um feedback que normalmente não dariam. “Não é um truque mas é o nosso sistema. Todos sabem que nestes eventos podem dizer o que querem e eu vou ouvi-los”, afirma Bryan.

10 – Transparência e colaboração
“Todas as segundas-feiras, temos um encontro para definer objectivos e elaborar o plano semanal”, conta Bobby Emaminan da Prolific Interactive. “Esta é uma oportunidade para envolver todos em todos os projectos. Damos a toda a equipa a oportunidade de colaborarem e permitir que acrescentem valor. O resultado é uma cultura mais forte da empresa e produtos melhores”.

11 – Criar intrapreendedores
Mais liberdade é uma boa solução para Benjamin leis da Sweat EquiTees. “ Deixe os seus colaboradores trabalhar num projecto da sua escolha, mas que beneficie a empresa. Assim vai rapidamente perceber os talentos escondidos da sua equipa, criar soluções para problemas que nem sequer sabia que existiam e melhorar a moral dos colaboradores”.

12 – Promoção? Só se for merecida
“Quando alguém o impressionou, promova-o com um novo cargo e altere as suas responsabilidades ou aumente estas. Se puder, dê-lhe um aumento ou um bónus”, aconselha Heather Huhman da Come Recommended. “Ao demonstrar que reconhece os feitos e dedicação do colaborador é mais importante para reter talento e mantê-los felizes”.

13 – Não invista só no seu negócio
“Recentemente ofereci aos meus colaboradores 100 dólares extra para lerem um livro que eu escolhi para eles. O livro era sobre empreendedorismo e produtividade e eu sei que aquele livro vai torna-los em melhores colaboradores”, explica Lucas Sommer, da Audimated. “Eles ganham algum dinheiro e um sentimento de valorização, enquanto eu ganho colaboradores mais inteligentes e produtivos”.

14 – Reúna a equipa numa almoçarada
Convívio é a arma secreta de Ashley Bodi da Business Beware. “Não há nada como relaxar e convidar todos para uma almoçarada. Quando as coisas estão relaxadas, todos estão à vontade e isto é uma oportunidade para aprender mais sobre as pessoas. Uma empresa é uma grande família, e quando os colaboradores sentem que tem uma segunda família durante o dia, então gostam de vir trabalhar”.

15 – Está feliz e motivado?
“Lidere por exemplo e seja feliz” é o conselho de Nicolas Gremion da Free-eBooks.net. “Seja carinhoso com a sua equipa, demonstre orgulho na empresa, reconheça os pequenos e os grandes feitos. Coloque em prática a mesma atitude positiva que quer que os outros tenham.

Fonte: Dinheiro Vivo



Enter Google AdSense Code Here

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!