Empreendedorismo: Elaborando um Plano de Negócios

Abril 10, 2012 by  
Filed under Notícias

O plano de negócios tem uma importância fundamental para quem vai iniciar um projeto de montar sua própria empresa, pelo seu caráter de planejamento, pelo seu objetivo e pela sua utilidade.

O plano de negócios tem uma importância fundamental para quem vai iniciar um projeto de montar sua própria empresa, pelo seu caráter de planejamento, pelo seu objetivo e pela sua utilidade. “É como se você quisesse fazer uma longa viagem de carro por vários estados do país: você precisa de um roteiro, de um mapa de detalhado, e de um cronograma para guiá-lo nessa jornada. Como todo negócio tem riscos, a viagem é bem mais longa, além de estar sujeita a problemas de travessia, chuvas e tempestades. O plano de negócios ajuda a enfrentá-los e a direcionar melhor os seus esforços”.

Antes mesmo de elaborar um plano de negócios, é interessante verificar o conhecimento que se tem sobre o empreendimento que se pretende montar. Perseverança e determinação são características fundamentais para a busca de informações, e o empreendedor iniciante não deve desistir no meio do caminho.

Vamos ao checklist inicial com 12 perguntas?

1. Qual é o objetivo de negócio que pretende montar?

Se o negócio vai atender as necessidades e desejos dos clientes, em um mercado de massa ou específico. Defina claramente a segmentação de mercado, conhecendo as principais bases de segmentação: demográfica, geográfica, comportamental e psicográfica. É um setor em expansão de crescimento, da construção civil, material de construção ou é um setor em declínio, como é segmento de vídeo locadora. Todo negócio existe para atender às necessidades e as conveniências dos clientes. De nada adiantaria oferecer produtos e serviços considerados “perfeitos” se não satisfizessem as aspirações dos clientes.

2. Do que trata o produto ou o serviço que pretende oferecer?

Você deve ter uma afinidade pelo ramo de negócio, conhecer todo o processo de fabricação do produto, conhecer as características e benefícios de seu produto ou serviços que serão ofertados ao mercado-alvo. O ciclo de vida do produto passa pr quatro estágios clássicos: introdução, crescimento, maturidade e declínio. Verifique o estágio em que se encontra o produto ou serviço, implementando estratégias de marketing adequadas para cada fase do ciclo de vida. Fique atento, pois o ciclo de vida da cada produto ou serviço tem duração variada, com por exemplo, artigos de moda e produtos eletrônicos, informática, possuem ciclos de vida curtos, enquanto que automóveis, podem ficar um bom tempo no estágio da maturidade.

3. Você identificou um nicho (proporção delimitada do mercado) para o seu negócio?

Comece pequeno e pense grande, se posicione através das redes de cooperação, central de compras, central de negócios. Em um mercado de muita concorrência, não é aconselhável entrar na disputa com médias e grandes empresas. Fuja do mercado de massa e escolha um nicho de mercado, seja específico, para criar uma vantagem competitiva e essencial junto à concorrência. As micro e pequenas empresas são exemplos clássicos de mercados de nicho.

4. Qual é o crescimento previsto para os próximos anos do mercado e do segmento em que pretende atuar?

É necessário avaliar os indicadores do IBGE, com relação às taxas crescimento do setor e da região geográfica que se pretende atuar. É preciso ficar atento aos movimentos do campo econômico. Os aspectos demográficos devem fazer parte da análise de mercado, como a distribuição da população por região, por sexo, faixa etária, faixa de renda, taxa de crescimento da população, percentual da população economicamente ativa, distribuição da força de trabalho, fluxos migratórios, repartição das famílias por classes sociais. Segmentar o mercado é uma boa estratégia, pois você tem a melhor compreensão do mercado, pode defender-se mais facilmente da concorrência, detectar oportunidades de negócios mais rapidamente, e ainda refletir de modo mais adequado sobre as necessidades do consumidor.

5. Você conhece mesmo seus clientes?

Você precisa saber onde, quando, como e por que os clientes compram um determinado produto em vez de comprar da concorrência. Cliente é quem compra os produtos ou serviços oferecidos pela empresa, que podem ser as pessoas físicas (indivíduos, famílias) ou jurídicas (empresas). O empreendedor iniciante define um segmento de mercado, ou seja; um grupo de pessoas com características semelhantes e que serão o foco principal de vendas. Segmentar o mercado é uma boa estratégia, porque fica mais fácil garantir a cobertura completa do mercado, fazer propaganda, escolher a mídia segmentada, conhecer melhor o mercado, defender-se mais facilmente da concorrência e refletir de maneira mais adequada sobre as necessidades do consumidor.

6. Quais serão seus principais concorrentes e fornecedores?

Considera-se uma análise dos concorrentes diretos e dos fornecedores através de alguns critérios: o porte das empresas; os preços praticados; localização geográfica; qualidade e rapidez no atendimento, serviços pós-venda, market share das marcas, serviços disponibilizados como entrega em domicílio; capacidade de atendimento da demanda; diferenciais tecnológicos.

7. Quais motivos levariam as pessoas a adquirirem seu produto ou seu serviço em vez do oferecido pelos concorrentes?

Diferenciais na embalagem, no preço, na marca, na qualidade do produto, no atendimento e os serviços agregados, são considerados como motivos pelos quais os clientes compram da nossa empresa.

8. Quais os pontos fortes e fracos do seu produto ou serviço frente aos dos concorrentes?

As forças dizem respeito ao que sua empresa faz bem, ao que os clientes e consumidores observam como qualidade na empresa As fraquezas, representa tudo aquilo que se pode melhorar. A empresa deve priorizar esforços para que sejam minimizadas as fragilidades que mais afetam negativamente o negócio.

9. Qual será a estratégia de preços da empresa? Qual seu posicionamento frente aos concorrentes?

Considera-se o preço que os clientes e consumidores estão dispostos a pagar, o preço praticado pelas empresas concorrentes e o preço que se pede pelo produto ou serviços oferecidos. Preço de venda pelo critério do custo, pode ser definido pela fixação de markup, do ROI (retorno sobre o investimento) ou da margem. Quais os custos fixos e variáveis seu negocio terá, e qual a rentabilidade mínima exigida por você para que o negócio seja visto como viável?

10. A empresa estará localizada onde?

Análise criteriosa do ponto de venda, observado questões como: o fluxo de pessoas, estacionamento, fluxo de veículos, rua movimentada, espaço interno amplo e bem iluminado.

11.Qual será a estratégia de promoção da empresa?

A promoção pode ser realizada segundo duas orientações estratégicas: push e pull. Estratégias push procuram empurrar o produto ou serviço por meio do canal de distribuição, realizando esforços promocionais direcionados aos canais de distribuição e não aos consumidores finais. Estratégias pull, procuram fazer com que produtos ou serviços sejam puxados pelo canal de distribuição através de esforços de promoção dirigidos aos consumidores (usuários finais).

12. Qual será a estratégia de distribuição da empresa? Diretamente ao consumidor ou através de intermediários?

A definição da estratégia de distribuição baseia-se em duas condições: tipo de canal e tipo de distribuição. Existem dois tipos de canais de distribuição; o direto (a empresa vende o produto diretamente ao consumidor final, sem intermediários, através da estrutura de vendas da própria empresa) e o indireto (a empresa se utiliza de intermediários no processo de distribuição, que são os representantes, atacadistas ou varejistas).

Fonte: Administradores



Enter Google AdSense Code Here

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!