Inovação: Telemóveis que vêem através das paredes?

Abril 23, 2012 by  
Filed under Notícias

Uma equipa de investigadores da Universidade do Texas, nos EUA, diz ter desenvolvido um microchip que permitirá ver através das paredes com um telemóvel.

Esta inovação envolve dois avanços significativos na tecnologia: uma banda não usada no espectro electromagnético e um novo chip de classe de consumidor, sugerindo que no futuro teremos telemóveis com visão raio-X.

Os investigadores da Universidade do Texas, em Dallas, explicam que a banda «terahertz» do espectro electromagnético, que se situa «entre as microondas e os infravermelhos», não tem sido explorada pela generalidade dos aparelhos de hoje em dia.

«Criámos uma aproximação que explora uma porção do espectro electromagnético não utilizada [pela tecnologia actual] e que pode ser aplicada em bens para o consumidor e com fins médicos para salvar vidas», afirmou Kenneth O, professor de engenharia eléctrica, num comunicado daquela universidade.

«A banda terahertz está cheia de potencial que pode beneficiar-nos a todos», sublinhou.

A equipa aliou este avanço com a tecnologia CMOS (Complementary Metal-Oxide Semiconductor), que permite criar os microchips que encontramos actualmente em aparelhos como computadores, iPhones LCDs ou consolas de jogos.

«A [tecnologia] CMOS é [financeiramente] acessível e pode ser usada para fabricar montes de chips», referiu o investigador.

«A combinação da CMOS e da banda terahertz significa que podemos colocar um destes chips num aparelho para levarmos no bolso, transformando-o numa máquina que vê através de objectos», sublinhou.

Em termos das preocupações com privacidade, o professor O explicou que a distância desta «visão raio-X» será de menos de quatro polegadas (cerca de10 centímetros).

Entre as aplicações que poderão beneficiar desta tecnologia temos os processos de autentificação de documentos, detecção de dinheiro falso, controlo de processos de fabrico, detecção de tumores, diagnóstico de doenças, ou avaliação da qualidade do ar, entre outras referidas pelos investigadores, citados pelo site SciTechToday.

Fonte: Diário Digital



Enter Google AdSense Code Here

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!