Marketing: Portugal tenta vender produtos gourmet ao México

Março 2, 2011 by  
Filed under Notícias

País da América Latina está em forte crescimento e é o segundo maior destino de produtos nacionais fora da UE.

Importadores de um armazém comercial mexicano estiveram reunidos, com empresas gourmet portuguesas para negociar a compra de produtos nacionais, disse à agência Lusa fonte da AICEP.

Os dois compradores dos armazéns mexicanos Palacio de Hierro vieram fazer uma selecção e compra de produtos para expor durante o Mês de Portugal de produtos gourmet que a Agência Portuguesa para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP) vai dinamizar naquela department store em Outubro.

O objectivo, destaca, é «incrementar as vendas e a visibilidade dos produtos gourmet portugueses no México», país onde a AICEP constatou que, «dentro dos sectores de oportunidade para as empresas nacionais, os produtos de consumo ocupam uma posição de destaque».

Bens portugueses são «de alta qualidade» no México

De acordo com a agência, «no mercado mexicano os produtos portugueses são identificados como de alta qualidade e valor», havendo por eles uma grande «apetência do mercado».

Prova disso são os resultados da acção de promoção efectuada em 2006 no Palacio de Hierro, em que 58 empresas nacionais de produtos para a casa, moda e agro-alimentar obtiveram vendas de 1,6 milhões de euros.

Com um total de 10 lojas, das quais sete localizadas na Cidade do México, uma na cidade de Puebla, uma em Monterrey e uma em Guadalajara, o Palacio de Hierro é descrito pela AICEP como «a cadeia de lojas mais exclusiva» do México, dirigida às classes alta e média alta.

«Isto significa aproximadamente 460.000 metros quadrados de capacidade instalada, cerca de 9.300 trabalhadores e vendas de aproximadamente mil milhões de dólares, sendo cerca de 19% dos seus produtos importados, muitos da Europa», refere.

México organiza em Outubro o «Mês de Portugal

De acordo com a agência, a vinda a Portugal dos responsáveis do Palácio de Hierro é «a fase um» do Mês de Portugal ¿ Produtos Gourmet, a organizar em Outubro, sendo «a expectativa de compras para esta acção de aproximadamente 200 mil euros».

Dadas as restrições à importação, estão excluídos da acção os chocolates, fruta fresca, mel de abelhas e os produtos de carne crus e curados.

A AICEP aponta o México como «uma das economias de destaque no continente americano» já que «este país está em plena recuperação pós crise», esperando-se crescimentos do produto interno bruto (PIB) em 2010 da ordem dos 4,5%.

«O México terminará o ano de 2010 como a 14.ª economia mundial, com um PIB de aproximadamente mil milhões dólares», sustenta, antecipando «um crescimento sustentado» da economia mexicana nos próximos anos.

Segundo dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), até Agosto de 2010 as exportações de Portugal para o México cresceram 89% face ao mesmo período de 2009, para 261,4 milhões de euros. Dados que fazem do México o 2.º maior responsável, fora da União Europeia (UE), pelo contributo positivo dado ao crescimento global das exportações portuguesas, depois dos EUA.

Em sentido inverso, o México é, actualmente, o 11.º destino das exportações portuguesas e o 4.º fora da UE.

Fonte: Agência Financeira



Enter Google AdSense Code Here

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!