Marketing: Marcas de luxo enriquecem em tempo de crise

Janeiro 17, 2011 by  
Filed under Notícias

A crise tem passado ao lado de marcas como a Burberry, a Louis Vuitton e a Hermes. As estimativas apontam para um crescimento de 9% em 2010.

Enquanto a maior parte das empresas se debate com um baixo volume de vendas e um aumento generalizado dos impostos, as casas de luxo continuam a somar ganhos e parecem estar imunes ao cenário de crise mundial.

Segundo os economistas consultados pela Bloomberg, marcas como a Burberry, a Hermes e a Louis Vuitton tiveram um dos melhores anos de negócios em 2010. As estimativas apontam para um crescimento de cerca de 9%, depois de em 2009 ter sido um dos piores anos de sempre.

A nova vaga de milionários chineses é uma das várias razões que levou à recuperação tão rápida de um sector que agora não mostra sinais de abrandamento. Os sapatos, os objectos em pele e os relógios deverão liderar as vendas no segmento de luxo pelo menos até 2015, de acordo com Luca Solca, um analista do Sanford Bernstein.

“Os consumidores de classe alta dos EUA e da Europa querem gastar dinheiro, mesmo num ambiente de crise”, enquanto na China a procura por bens de luxo também não dá sinais de diminuição, referiu Antoine Belge, um analista do HSBC Paris, num relatório libertado no início do mês e citado pela Bloomberg.

As últimas previsões apontam para um crescimento das vendas da Louis Vuitton na ordem dos 10%, enquanto as da Burberry deverão aumentar em 11% durante o ano fiscal que termina em 2012. A Gucci acompanha esta tendência e deverá garantir um aumento de 4% nas vendas.

A agância financeira nota ainda que, por contraste, empresas como a Nestlé e a Marks&Spencer estão actualmente a enfrentar grandes dificuldades para conseguir atingir as previsões de vendas e de lucro. “Na Europa os pobres estão a ficar cada vez mais pobres, os ricos estão a ficar mais ricos e a classe média [principal cliente deste tipo de marca] está a passar por dificuldades cada vez maiores”, notou um analista à mesma agência noticiosa.

Fonte: Económico



Enter Google AdSense Code Here

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!