Inovação: Desenvolvida tecnologia mais barata para tratar águas residuais

Janeiro 17, 2011 by  
Filed under Notícias

O Poo-Gloo é um equipamento que trata as águas residuais com igual eficiência e no mesmo período de tempo que as estações de tratamento mecânicas tradicionais, com menores custos.

As águas residuais domésticas são normalmente tratadas em sistemas lagunares ou através de instalações mecânicas que são mais caras, mas possibilitam um tratamento mais rápido.

O Poo-Gloo ou Bio-Dome é um equipamento em forma de iglo que pode tratar o esgoto com a mesma eficiência em igual período de tempo que as estações mecânicas de tratamento mas, com menores custos.

Este equipamento desenvolvido pelo Wastewater Compliance Systems Inc., apresenta no seu interior estruturas plásticas que formam uma grande área superficial para o desenvolvimento dos microorganismos responsáveis pelo tratamento das águas residuais. No fundo do equipamento estão tubos para bombear ar para o interior, o que possibilita o arrastamento da água residual do fundo da lagoa para o interior do Poo-Gloo. A água depois de passar pelo equipamento, onde irá ser tratada, sai por um orifício no topo da cúpula.

Os Poo-Gloos funcionam em grupos, com cerca de duas dúzias alinhados e totalmente submersos no fundo das lagoas. Cada dispositivo ocupa apenas 2,6 metros quadrados mas apresenta 260 metros quadrados de área superficial para crescimento bacteriano. Outras vantagens é a necessidade de pouca manutenção e baixa utilização de energia.

A directora de vendas da Wastewater Compliance Systems refere que a maioria dos projectos apresentam valores de custo na ordem de 150 mil a 500 mil dólares, o que é substancialmente inferior aos custos de 4 a 10 milhões de dólares das estações mecânicas.

De forma a avaliar o desempenho do Poo-Gloo, foi realizado um estudo-piloto em que foi testado a sua eficiência de tratamento em diferentes condições de temperatura, níveis de arejamento, volume e concentração das águas residuais. Os resultados foram surpreendentes: grande redução da matéria orgânica da água (cerca de 85%), eliminação de 95% da amónia presente e redução do azoto total entre 55 e 68% dependendo da temperatura da água.

Esta tecnologia já foi instalada em seis estados nos Estados Unidos e em todos os casos conseguiu cumprir os requisitos de controlo de poluição.

Fonte: Naturlink



Enter Google AdSense Code Here

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!