Empreendedorismo: 8 Lições sobre Empreendedorismo de Akio Morita, fundador da Sony

Março 15, 2011 by  
Filed under Notícias

Segue alguns ensinamentos do grande mestre Akio Morita, fundador da Sony, símbolo da recontrução e desenvolvimento de um país que, destruído pela 2° Guerra Mundial, se ergueu das cinzas para se tornar um exemplo em educação e tecnologia. Tenho certeza que eles conseguirão novamente.

Não escondo meu sonho de empreender um dia, ter meu próprio negócio ou fundar uma Instituição Social, que realmente cause algum impacto e ajude muitas pessoas a se desenvolver.

 

Achei sensacionais estes ensinamentos do Akio Morita por isso os compartilho aqui com vocês, sei que não sou o único com este tipo de sonho. Recomendo seu livro Mand in Japan, ele é um pouco difícil de encontrar em português mas vale muito a pena.

 

1. Acreditar em si mesmo

Não deixe que as pessoas acabem com suas expectativas de como você deve agir. Akio rompeu com a tradição familiar para iniciar o seu negócio, sua família era uma das mais antigas e aristocrática produtora de saquê, e o resultado é uma das mais reconhecidas marcas na história.

2. Comece pequeno

O investimento inicial para criar Sony foi 350 dólares. Sua sede: um edifício semi-destruído pelos bombardeios da II Guerra Mundial. Morita recomenda: não se detenha pela falta de dinheiro ou aos presságios nefastos ao negócio: encontre sempre uma saída.

3. Escolher um bom nome

O nome original da Sony: Tokyo Tsushin Kogyo Kabushiki Kaisha (Tokyo Telecommunications Engineering Corporation). Demasiado longo para o ideário americano de quem pretendia inserir seus produtos no mercado. Rebatizou a empresa com uma combinação de sonus (som, em latim) e Sonny (um apelido usual no E.U.A.). Mais sonoro, mais claro e mais curto. Uma marca memorável, em diversas ocasiões, fazem toda diferença.

4. Confie no seu instinto

O sucesso inicial da Sony não foi por causa de uma pesquisa de mercado, se não a uma máxima de Morita: “Observe atentamente o modo como as pessoas vivem, obtenha um senso intuitivo do que eles podem e querem ter para ela.”

5. Não tenha medo de cometer erros……

mas não cometa o mesmo erro duas vezes. Quanto mais erros cometer, mais sábio será e, assim, acumulará mais experiências para romper novas fronteiras.

6. Produzir Qualidade

“A publicidade e promoção não sustentam um produto ruim ou inadequado”.

7. Ser diferente

Apesar do fim da II Guerra Mundial ser recente, quando abriu a primeira loja da Sony nos Estados Unidos, a entrada da loja foi decorada com uma bandeira japonesa. O resultado? Comentários, expectativas e muitos jornalistas. A originalidade e riscos produzem publicidade gratuita.
Muitos não sabem, mas Akio foi um grande estrategista de Marketing.

8. Crie seu mercado

O triunfo acontece especialmente em nichos onde não há concorrência estabelecida. Morita criou produtos para mercados inexistentes e que foi a chave para o seu sucesso: Crie uma necessidade e satisfaça.
Certa vez ele disse: A curiosidade é a chave para a criatividade.

Fonte: Administradores



Enter Google AdSense Code Here

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!