Inovação: Inovação na linha de frente

Setembro 30, 2011 by  
Filed under Notícias

A exemplo do seu comandante, a equipe de TI da Petrobras Distribuidora (BR) tem a criatividade como principal ferramenta de trabalho.

São 37 anos de Petrobras, 15 na liderança de TI, sendo nove deles na Petrobras Distribuidora (BR). É o que contabiliza em sua trajetória Nelson Cardoso, vencedor do IT Leaders 2011 na categoria Comércio.

Aficionado por inovação, o gerente-executivo de TI da BR revela que o segredo de ter um time criativo está em sua alta capacitação. “Todos possuem nível superior, com MBA ou mestrado. E estimulo a certificação. Temos muitas aqui”, afirma o executivo, que diz ser esse perfil uma exigência para fazer parte da área. “Essas qualificações são fundamentais para ser inovador. Ampliam horizontes e proporcionam oportunidades.”

Segundo ele, existe um processo interno criado para a prospecção de novas soluções, não simplesmente tecnologia, mas recursos que possam agregar valor ao negócio. “Algo que seja pensar fora da caixa, mesmo em processos existentes. Foi assim que conseguimos que uma equipe de TI pensasse em projetos desafiantes e inovadores. É muito bom fazer um sonho virar realidade”, diz.

A BR possui uma gerência de arquitetura de TI que testa as inovações propostas, prospecta novas soluções, faz uso de provas de conceito em conjunto com as áreas clientes envolvidas, a de aplicações e a de telecomunicações. Os procedimentos, descreve o executivo, são registrados em ferramentas de gestão de padrões, de conhecimento de todos, e têm o envolvimento de toda a organização.

“O nosso relacionamento com as áreas clientes de TI na companhia é harmônico. Por meio da Gerência de Relacionamento com Clientes de TI, somos demandados também por projetos inovadores, que são validados tecnicamente pela TI”, comenta o líder de TI da Pretrobras Distribuidora.

Cardoso acredita que o líder de hoje deve ser um visionário. “Mas com competência para gestão de pessoas e financeira”, completa. Para ele, a autonomia na equipe também é vital para que o trabalho possa ser realizado com eficiência e gerar bons resultados.

Não por acaso, o executivo está às vésperas do lançamento de um projeto altamente estratégico para a BR. Tão estratégico que não pode ser revelado nenhum vestígio de informação, até novembro, quando ele será divulgado mundialmente.

O que pode ser informado é que a iniciativa demandou muitas viagens ao exterior a laboratórios do parceiro tecnológico para que fosse concluído. E que pelo ineditismo, depois do seu lançamento, os parceiros tecnológicos estudam a possibilidade de criar centros de inovação tecnológica no Brasil. “Fico satisfeito em saber que o projeto pode trazer grandes benefícios para o Brasil, especialmente em relação ao acesso a tecnologias de ponta.” Segundo Cardoso, não existe nada parecido no País e no mundo e irá causar grande impacto no setor. É esperar para ver.

Enquanto a iniciativa revolucionária está no forno, o Cartão Fidelidade, fruto do projeto Fidelização de Clientes, consumiu 7, 5 bilhões de reais e já completa um ano em operação. Ele impacta os postos de serviços, usando terminais de PDVs configurados para cartões e obtenção de dados de fidelização, site de trocas de pontos e gestão do consumidor final do CRM.

“Esse projeto é uma necessidade do nosso negócio. Considerando que somos uma empresa de varejo, precisamos fidelizar o cliente final”, diz, acrescentando que o objetivo é fortalecer o relacionamento com o consumidor que abastece na rede de postos BR. “Nossos revendedores já contam com um processo bastante robusto de fidelização. Precisamos agora consolidar na ponta.”

O projeto impacta a companhia, por meio da promoção da imagem da BR junto aos consumidores finais. “E também, principalmente, na fidelização desse cliente, nosso principal objetivo, que poderá aumentar o faturamento da empresa. A diretoria da Rede de Postos de Serviços e a área de Comunicação participam conosco desse projeto”, pontua.

O grande retorno, segundo Cardoso, é conhecer melhor o cliente e atendê-lo mais adequadamente, buscando retê-lo no uso dos serviços BR. O Cartão Fidelidade oferece a possibilidade de troca de prêmios e para viabilizá-lo, o CRM está integrado às informações geradas pelo Cartão Fidelidade, de consumidores finais que participaram de campanhas promocionais.

A expectativa de Cardoso é que essa integração amplie cada vez mais a base de dados do CRM, permitindo atuação mais focada e assertiva das campanhas promocionais e na criação de novos serviços. “Hoje, por exemplo, já temos novos serviços, resultantes de análise de mercado como o Lubrax+ e a pequena padaria de conveniência”, destaca.

A área de negócios está muito satisfeita com a atuação da TI na fidelização, segundo Cardoso. “Porque não é só o sistema que entregamos, mas atuamos também na criação dos processos com os parceiros envolvidos, coordenamos workshops, integrando as várias gerências da diretoria de Rede de Postos de Serviços.” Tudo isso em razão de a imagem da TI ser de alto profissionalismo e competência, na avaliação do líder de TI da BR. “Tem grande visão de negócios”, afirma.  Afinal, segundo ele, a TI conhece profundamente os processos da companhia.

Fonte: Computerworld



Enter Google AdSense Code Here

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!