Inovação: Steve Jobs, 5 heranças ao universo da informática

Outubro 8, 2011 by  
Filed under Notícias

Antigo presidente executivo da Apple deixou o mundo, não sem antes deixar nele a sua marca. Confira, abaixo, a lista dos contributos mais importantes.

O legado que Steve Jobs deixou ao mundo da informática não se pautou apenas por um conjunto de ideias, mas sim pelo império em que a própria Apple se transformou, depois do regresso do presidente executivo (CEO), em 1997, escreve a revista «Fortune». Por cá, o Presidente da República, Cavaco Silva, quis destacar a «criatividade ímpar» de Jobs. «Era um verdadeiro visionário», na opinião do presidente executivo da Nokia.

14 anos e 345 lojas depois, pode dizer-se, de facto, que Jobs «escreveu» muita da história – a Apple é considerada a mais valiosa empresa de tecnologia do mundo, à frente das gigantes Microsoft e HP.

Em homenagem ao CEO, a publicação reuniu as cinco heranças que deixou à Apple e à forma como, aos olhos de muitos, deve ser hoje a tecnologia.

Design

Para o CEO, a capacidade de um produto era mais do que apenas a sua capacidade tecnológica. De acordo com a «Fortune», Jobs mostrou pensar mais à frente do que a maioria dos profissionais quando escolheu aliar à corrida pelos processadores mais rápidos, a aposta num design minimalista.

Um ex-funcionário da empresa relembra que o CEO pensou criar computadores pessoais (PC’s) pequenos, inspirados nos automóveis mini-cooper, argumentando que eram carros apelativos, exactamente, por serem pequenos.

«Finalmente, disse que os carros eram porreiros, devido ao facto de serem muito pequenos», contou.

Foi na sequência da ideia de lançar computadores com dimensões reduzidas, que Steve Jobs tomou outra decisão: utilizar metal no fabrico dos computadores.

A mesma fonte disse que, à época, a maioria dos fabricantes utilizava plástico como base dos PC’s, e que Jobs garantiu que, para conseguir as pequenas dimensões desejadas, a Apple teria de se tornar uma especialista no fabrico de equipamentos utilizando metal.

A aposta rendeu e os notebooks da marca tornaram-se bestsellers. Os recentes MacBook da marca são hoje identificados como o ideal de um computador portátil, já que aliam design, preço e performance informática.

Computador Pessoal

Steve Jobs e o co-fundador da Apple, Steve Wozniak ajudaram a popularizar a ideia de um PC com o equipamento Apple II, um computador de oito bits, revestido a plástico, acabando por ser um dos PC’s mais bem sucedidos da década de 1980.

Mac OS

Steve Jobs defendeu sempre a criação de um sistema operativo para a Apple, que fosse diferente dos da concorrência. Nasceu o Mac OS.

Os fãs do Windows apontavam-lhe a falta de opções de personalização, mas era esse o objectivo de Jobs e da empresa que representava.

Ao simplificar o mais possível o seu sistema operativo, a Apple ganhou a reputação de sistema simples e acessível o que, segundo a «Fortune», nem sempre foi dito acerca do Windows da Linux.

Era pós-PC

Tal como Jobs ajudou a revolucionar os PC’s, com o Apple II, também ajudou depois a torná-los, não obsoletos, mas «ultrapassados».

Alguns gramas de vidro e alumínio finos, deram origem ao iPad.

Até aí, o rol de tablets tinha sido pouco apreciado pelos utilizadores que viam nos lançamentos da Microsoft, pouco mais do que uma tentativa falhada.

O iPad de Jobs e da Apple veio quebrar a tendência: um equipamento portátil, por excelência, um sistema operativo simples e intuitivo, e um preço razoável.

A era pós-PC rendeu à Apple a venda de mais de 14 milhões de unidades, em 2010.

iPhone

Apesar de o sistema operativo Android, da Google, deter uma maior fatia de utilizadores, em relação ao iPhone, tal não afecta o mérito de Jobs e da Apple, escreve a «Fortune».

Em 2007, a marca lançou o equipamento pioneiro na moda dos smartphones, mais uma vez, com um design minimalista. O ecrã touch e um sistema operativo sólido completaram a receita.

Fonte: Agência Financeira



Enter Google AdSense Code Here

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!