Ciência: Japoneses querem converter a Lua num painel solar gigante

Junho 11, 2010 by  
Filed under Notícias

Anel de painéis solares que capta energia para a Terra
Anel de painéis solares que capta energia para a Terra

Parece uma ideia tirada de um filme de ficção científica mas uma empresa japonesa especializada em grandes construções apresentou o projecto: fazer da Lua uma poderosa fonte de energia limpa para a Terra.

Trata-se de um anel de painéis solares que rodearia o equador lunar, destinado a gerar energia que seria irradiada para o nosso planeta através de laser e microondas. O sistema, denominado Luna Ring, seria construído por robôs.

Os mecanismos que a humanidade utiliza para produzir energia, queimar combustíveis fosseis ou fissão nuclear, apresentam graves problemas de contaminação ambiental.

A ideia não é nova: se queremos continuar a consumir energia em grandes quantidades, temos de produzir de forma mais limpa e barata. A Shimizu Corporation parece ter a solução com a ideia de construir um painel solar gigante na Lua.

Plano de transporte de energia do Sol até à Terra  <br> (clique na imagem para ampliar)
Plano de transporte de energia do Sol até à Terra
(clique na imagem para ampliar)

O projecto elaborado pelos japoneses pretende rodear o satélite com uma franja de painéis solares, cobrindo onze mil quilómetros lineares do equador da Lua.

As instalações, montadas por robôs, recolheriam a energia irradiada pelo Sol para convertê-la em electricidade.

Transporte de microondas e laser

Os responsáveis da empresa japonesa também fizeram um projecto de um sistema de transporte baseado no uso de microondas e raios laser para irradiar a energia para a Terra.

Existem alguns projectos similares com painéis solares na órbita do nosso planeta, que também utilizariam estes mecanismos para transferir a energia através do espaço.

Os engenheiros da Shimizu explicam que “o Luna Ring inicialmente poderia ter uma largura de poucos quilómetros e posteriormente estender-se até 400 quilómetros”.

Orçamento torna projecto impossível

Mas vamos a contas. Se instalar um par de painéis solares no tecto de casa, que cobre três ou quatro metros do telhado, já tem um preço relativamente alto, quando custará forrar uma superfície de 55 mil quilómetros quadrados com o mesmo mecanismo?

Os argumentos da empresa são totalmente válidos cientificamente mas a realização da ideia pouco provável nos dias de hoje.

Instalação seria construída por robôs
Instalação seria construída por robôs

Se a NASA tentasse instalar painéis solares para cobrir apenas um quilómetro quadrado da superfície lunar, esgotaria o seu orçamento durante vários anos.

A Shimizu tem ainda outros projectos, como uma cidade-pirâmide, uma ilha botânica artificial e um hotel espacial, que possivelmente podem ser construídos no futuro.

No entanto, tal como o Luna Ring, ficam na gaveta até à humanidade desenvolver uma tecnologia que permita fazer “quase tudo”. Mas também é possível que nessa época o Homem já tenha encontrado outra fonte de energia e que o Luna Ring deixe de fazer sentido.

Fonte: Ciência Hoje



Enter Google AdSense Code Here

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!