Economia: Toyota vai cortar preços em 30% para enfrentar concorrentes

Junho 23, 2010 by  
Filed under Notícias

Na tentativa de se tornar tão competitiva quanto Hyundai e Volkswagen, montadora japonesa tenta reduzir custos.

A Toyota Motor planeja cortar preços de automóveis em 30% até 2013, por meio de uma estratégia de redução de custos, para melhor competir com rivais como a Hyundai. A afirmação é do diretor sênior de compras da montadora japonesa, Takeshi Shirane.

A Toyota, até recentemente a montadora de crescimento mais rápido no mundo, tem sido pressionada para ser mais competitiva que Volkswagen e Hyundai.

“Comparados com carros coreanos, nossos veículos são 30% mais caros em termos mundiais”, avalia Shirane. “Então, o que temos dito é que precisamos trabalhar para atingir essa meta”, explica.

Com base nesse plano, batizado de RR-CI, a montadora está incumbindo engenheiros e equipe de compras a trabalharem juntos. O objetivo é encontrar a melhor maneira de se projetar e produzir 165 componentes, com metas únicas de redução de custo para cada um. Fornecedores também estão sendo chamados para contribuir com ideias.

Mudança. O plano, iniciado no fim do ano passado, marca uma mudança importante na prática da Toyota de definir equipes de projeto para cada modelo de veículo. Anteriormente, segundo o executivo, um modelo fabricado e vendido globalmente, como o Corolla, tinha um projeto que requeria os mesmos designs de componentes em todo o mundo. Apesar de ser eficiente para algumas peças do veículo, esse esquema não é bom para outras, diz Shirane.

Com o plano RR-CI – uma referência a “ryohin” (qualidade), “renka” (preço baixo) -, a Toyota quer obter um projeto de veículo que, por exemplo, aproveite materiais mais baratos e disponíveis localmente, mesmo que isso resulte na existência de uma série de designs para o mesmo componente.

“Será preciso muito trabalho. A meta (de 30%) é muito difícil”, analisa ele. “Mas acredito que até o fim deste ano teremos as melhores soluções para cada uma das 165 partes.” A meta prevê que esses esforços rendam frutos na próxima fase de renovação de veículos, por volta de 2013, diz Shirane.

A alemã Volkswagen, que tem como objetivo superar a Toyota como maior montadora de veículos do mundo até 2018, já possui uma bem-sucedida plataforma de automóveis e esquemas de compartilhamento de componentes entre muitas das marcas do grupo, incluindo Porsche, Audi e Skoda.

Urgência. Para ressaltar a urgência da Toyota, Shirane explica que a empresa enviou 150 engenheiros e executivos de compras da companhia para a China, em novembro, para observarem e aprenderem com fabricantes locais de componentes automotivos. “Sempre tivemos essa noção de que somos número 1 em corte de custos. Eu quero que eles vejam por eles mesmos que enfrentamos dura competição”, diz o executivo.

A Toyota vem perdendo espaço no mercado automotivo este ano. As vendas dos seus veículos aumentaram 8,9% até agora – metade da média do setor. A fatia de mercado caiu 13,3%, segundo a consultoria Autodata.

Fonte: Estadão



Enter Google AdSense Code Here

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!