Inovação: É fácil inovar. Difícil é manter-se inovador

Setembro 7, 2012 by  
Filed under Notícias

Com o tempo,as empresas começam a criar mecanismos para preservar aquilo que já conquistaram – e se afastam dos riscos inerentes à inovação.

Em um mundo cujas empresas mudam de mãos com frequência cada vez maior, sustentar a inovação se torna cada vez mais difícil. Organizações com uma trajetória de sucesso na inovação demoram um certo tempo até estabelecer uma cultura realmente inovadora, capaz de manter vivo o comportamento criativo ao longo dos anos. Ter isso em mente é um fator crucial para quem tem a função de comandar empresas – especialmente em períodos de transição.

google350O comportamento inovador é muito semelhante à cultura empreendedora. Ambos são importantíssimos para o sucesso de um negócio – e ambos demandam muito cuidado para ser estabelecidos. No início, a cultura empreendedora é o próprio sangue da empresa. Mas, à medida que regras organizacionais vão sendo firmadas, é comum que se percam os elementos que alavancaram o sucesso inicial do empreendedorismo. O mesmo processo ocorre com a cultura da inovação. Sua continuidade exige um “reequilíbrio” entre as visões de oportunidade e de risco. Com o tempo, as organizações começam a buscar mecanismos para preservar aquilo que já conquistaram – o que, na prática, significa minimizar riscos. Assim, elas passam a dar mais ênfase à análise dos motivos para “deixar de agir” em vez de focar nos motivos “para crescer”.

As empresas que superam essa fase pensam de forma diferente. Elas pensam além da fronteira dos “riscos evitados”. Trabalham no sentido de otimizar oportunidades ao mesmo tempo em que minimizam seus riscos. Elas ultrapassam a rigidez das regras e da expectativa – implícita nessas regras – de obter resultados previsíveis. Em outras palavras, atuam de forma muito mais empreendedora. Focam o desafio de levar algo novo (ou diferente) ao mercado. Quando esse desafio não é compartilhado por todas as equipes, elas pelo menos criam bolsões de cultura empreendora – que ajudam a manter viva a chama da inovação. O importante é que as companhias inovadoras contam com líderes responsáveis por preservar uma cultura inovadora. E não ficam apenas esperando que as ideias floresçam ocasionalmente.

O Google nos traz um grande exemplo. Embora já tenha deixado de ser uma startup, continua incentivando a inovação – e o faz continuamente há cerca de dez anos. Mantém incubadoras de ideias em todos os seus departamentos, o que leva à criação de dezenas de inovações em tecnologias e serviços. A empresa é sensível ao seu mercado e às pessoas que atrai. Entende tecnologia e faz o possível para atrair pessoas empreendedoras e inovadoras. Instala escritórios em áreas que atraem inovadores em tecnologia e cria ambientes, espaços, condições e políticas de trabalho que estimulam a criatividade. Para completar, firma parcerias com outras organizações que adotam o mesmo espírito empreendedor. Tudo isso atua conjuntamente na sustentação de uma cultura inovadora. Esse comprometimento constante em atos e palavras é um indicativo de sucesso sustentado do Google.

Se for bastante sólida, a cultura da inovação pode sobreviver a uma crise de grandes proporções. Por muito tempo, a 3M foi conhecida por sua vocação inovadora e muitos pensavam que isso nunca mudaria. Havia regras que obrigavam, por exemplo, cada funcionário a dedicar 10% de seu tempo à busca de novos produtos e serviços – tempo que não entrava na prestação de contas aos supervisores. Uma mudança na cúpula da empresa, porém, minou essas práticas, que acabaram sendo substituídas por uma política de melhoria contínua. Embora a 3M tenha dado passos em falso devido a esse corte, a cultura de inovação era tão presente – em função dos hábitos instalados – que persistiu. E assim, a partir de 2007, a 3M recuperou sua antiga reputação. Quando surgiu a oportunidade, os comportamentos inovadores afloraram novamente.

Depois de refletir sobre a experiência de duas empresas bem-sucedidas, talvez seja hora de você questionar a sustentação da cultura de inovação em sua própria companhia – e nas formas de incentivá-la:

• Observe como as pessoas na sua empresa pensam e agem com relação a risco e oportunidade. Há muito receio de correr riscos e ou dificuldades para se aproveitar oportunidades?
• Analise de que modo as pessoas pensam e agem e compare com as posturas encontradas nas organizações inovadoras. Veja se esses comportamentos estão espalhados em sua organização.
• Pense em como você gerencia novos negócios. Quais são os métodos de incubação utilizados para fomentá-los?
• Que espaço e tempo você reserva a si mesmo para pensar sobre inovação?

Fonte: Amanha



Enter Google AdSense Code Here

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!