Inovação: O casaco que ‘fala’ para o Facebook

Setembro 19, 2012 by  
Filed under Notícias

Numa situação de emergência, não podemos esperar que as equipas de resgate actuem ao mesmo tempo que manejam um minúsculo telemóvel quando precisam de ler e enviar mensagens. Para contornar isto, uma equipa de cientistas decidiu criar um casaco que pode comunicar com o Facebook, avança a AlphaGalileo.

A ideia de desenvolver um interface físico para comunicar com redes sociais surgiu do quão limitado um telemóvel normal é para ajudar durante uma situação de emergência caótica.

“As equipas de salvamento precisam de dispositivos com um interface de utilização muito mais simples. Essa foi a ideia básica que nos levou a fazer os casacos”, afirma o cientista da SINTEF, Babak Farshchian.

O grupo de estudantes na Universidade Norueguesa de Ciência e Tecnologia que criou o casaco protótipo tem vindo a trabalhar no projecto nos últimos seis meses. Decidiram usar a plataforma Arduino para criar o interface de utilizador físico com as redes sociais. Arduino é um sistema usado para desenvolver protótipos físicos que integram com as tecnologias de informação e comunicação. A plataforma que suporta o casaco comunica como simples telemóvel via BlueTooth. Isto significa que o utilizador não se emaranha nos cabos.

As partes electrónicas do sistema são escondidas do utilizador na estrutura do casaco. Em vez de um visor de telefone, a manga do casaco tem um pequeno mostrador incorporado que mostra o texto em linha. O utilizador também vai sentir uma vibração no pescoço, através de um vibrador pequeno inserido no colarinho, que significa que recebeu uma mensagem, podendo esta ser lida levantando um braço e olhando para o visor.

O trabalho de resgate é frequentemente realizado em grandes grupos, com profissionais de diferentes unidades e organizações que precisam de comunicar e coordenar as suas acções de forma eficiente durante uma operação de resgate.

“Com a tecnologia de redes sociais, podemos permitir que esses grupos comuniquem, e este casaco com um interface de utilizador personalizado torna mais fácil e prático usar as tecnologias de informação e comunicação no exigente trabalho de resgate”, realça Farshchian.

Facilitar o acesso aos meios de comunicação sociais é uma ideia que poderia ser de interesse para aqueles com deficiência auditiva e de visão, pois esses grupos têm problemas em usar um ecrã. Poder ditar e ouvir mensagens seria não só mais simpático para o utilizador como também melhor adaptado às suas necessidades.

Fonte: Ciência Hoje


Enter Google AdSense Code Here

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!