Marketing: As ligas de futebol mais valiosas da Europa

Junho 12, 2011 by  
Filed under Notícias

Pontapé numa bola que vale milhões. As receitas do mercado europeu de futebol cresceram 4% para os 16,3 mil milhões de euros na época 2009/2010 e foram as cinco principais ligas europeias que deram corda às estatísticas, segundo um estudo da Deloitte, divulgado esta quinta-feira.

Premier League, liga alemã, espanhola e as competições italiana e francesa cresceram 5% em receitas, para um total de 8,4 mil milhões de euros.

Neste campo, as receitas dos direitos de transmissão televisiva dispararam até 7% e foram, por isso, o principal motor de crescimento destas cinco ligas de futebol que, juntas, valem mais de 4 mil milhões de euros.

Premier League: primeira a marcar golos neste ranking

«A Premier League continua a ser o campeonato com as maiores receitas do mundo. Na época 2009/10, os clubes ingleses tiveram uma receita conjunta de 2,5 mil milhões».

Segue-se o campeonato alemão, a Bundesliga, a uma distância de 800 milhões de euros, mas líder no que toca à lotação dos estádios, com uma média de 42.700 espectadores.

Campeonanto onde as receitas mais cresceram foi…

Em terceiro surge a liga espanhola, o campeonato onde as receitas mais dispararam (8%). Um desempenho «impulsionado pela performance financeira dos dois principais clubes, Real Madrid e Barcelona». Estes dois clube são responsáveis por mais de metade (52%) do total de receitas do campeonato espanhol, o que confere a esta liga «o título de campeonato mais polarizado da Europa».

Já a liga Serie A viu crescer as suas receitas em 38 milhões de euros para 1,532 milhões. A competição italiana continua à frente da liga francesa, que viu as receitas crescerem apenas 2%, o pior desempenho entre o top 5.

Em relação à massa salarial, o seu peso aumentou 400 milhões de euros nestas cinco ligas de futebol, alcançando os 5,5 mil milhões de euros.

Se em Inglaterra, Itália e França, «a subida da massa salariais excedeu mesmo o crescimento das receitas», na Alemanha o equilíbrio imperou, ao contrário do que aconteceu em Espanha. Sem contar com o Real Madrid e com o Barcelona, «o rácio entre salários e receitas teve uma quebra de 60%, a maior descida dos últimos dez anos», realça a Deloitte.

Fonte: Agência Financeira



Enter Google AdSense Code Here

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!