Marketing: Um quarto dos trabalhadores mantém o mesmo emprego há mais de 20 anos

Maio 27, 2011 by  
Filed under Notícias

Quase 1,2 milhões de portugueses não mudam de emprego há mais de duas décadas.

Quase 1,2 milhões de empregados – 24,5% do total – trabalha há 20 ou mais anos na mesma empresa, segundo os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) referentes ao primeiro trimestre. O número parece confirmar a tese que aponta para uma fraca mobilidade no caso de trabalhadores mais velhos, que ingressaram no mercado de trabalho há mais tempo.

No entanto, também importa sublinhar que 33,6% – um grupo ainda mais significativo – conta com menos de quatro anos de casa. E neste conjunto, 21% mantém o mesmo emprego há mais de um ano e menos de quatro. Aqui podem incluir-se casos de contratos a termo que estão hoje limitados, na generalidade, a três anos. O economista João Cerejeira recorda que, numa situação de reestruturação da empresa, “normalmente, os últimos a entrar são os primeiros a sair”. Até porque a indemnização por despedimento é mais baixa nestes casos.

Regras nas indemnizações por despedimento vão mudar
A questão da antiguidade ganha relevância numa altura em que as regras das indemnizações por despedimento estão prestes a ser limitadas ainda que, numa primeira fase, só abranja os novos contratos.

De acordo com o memorando de entendimento assinado entre o Governo e a ‘troika, as novas regras para os futuros trabalhadores devem ser apresentadas no Parlamento no terceiro trimestre de 2011. Em causa está o corte nas compensações – de 30 para 20 dias por cada ano de casa, dez dos quais a pagar pelo fundo empresarial a criar – a criação de um tecto de 12 meses e a eliminação do pagamento mínimo de três meses. Estas linhas, aliás, já estavam previstas num acordo assinado entre Governo, patrões e UGT.

Fonte: Económico



Enter Google AdSense Code Here

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!