Inovação: 7 inovações que podem fazer bem à sua saúde

Maio 10, 2011 by  
Filed under Notícias











Ar condicionado pessoal para os esportistas

Às vezes o suor não é suficiente para cumprir a função de esfriar o corpo na hora dos exercícios físicos ou simplesmente durante um verão intenso. Para isso, a empresa The Sharper Image criou o CoolWare, uma espécie de colar que refresca e reduz a temperatura corporal.

O aparelho, feito de alumínio, possui um reservatório de água e ventiladores que funcionam em duas velocidades. A combinação desses elementos provoca a sensação de resfriamento em todo o corpo. O CoolWare funciona de duas a quatro horas seguidas com a energia de uma pilha do tipo AA. Por enquanto, a tecnologia é vendida nos Estados Unidos pelo preço de 49,99 dólares.

 

Óculos escuros diminuem (de verdade) a luz intensa

O Dynamic Eye não é um par comum de óculos escuros. No meio de cada lente de vidro, o acessório possui um ponto móvel de cristal líquido capaz de bloquear a luz intensa, seja do sol ou de outras fontes, sem diminuir a claridade do resto do ambiente. Esses óculos “inteligentes” podem ser uma solução para os horários em que o sol mais prejudica a visibilidade no trânsito, por exemplo. As lentes do Dynamic Eye são formadas por dois polarizadores separados pelo cristal líquido. Quando o sol incide sobre o primeiro polarizador, metade da luz passa por ele e, depois, o cristal define se o restante poderá atravessar o segundo polarizador ou se a luz vinda daquele ponto será absorvida.

Se o sol mudar de lugar, o cristal líquido também muda, protegendo sempre os olhos de que estiver usando os óculos. Sempre que estiver com os óculos no rosto e houver uma fonte de luz forte, o usuário vai ter um ponto escuro móvel em seu campo de visão ajudando a bloquear o sol, mas essa “mancha” desaparece quando a iluminação volta ao normal. O Dynamic Eye ainda não está sendo produzido para a venda, pois o inventor Chris Mullin ainda está buscando patrocínio para a fabricação dos óculos.

 

Joelheira mostra quando a articulação está curada

Problemas nos joelhos não são uma prerrogativa exclusiva de jogadores de futebol e, muitas vezes, sem receber o devido acompanhamento, podem se prolongar por semanas e até meses. Foi pensando nisso que o instituto alemão The Fraunhofer Institute for Manufacturing Engineering and Automation criou uma joelheira capaz de acompanhar o processo de cura dos problemas nas articulações e facilitar o diagnóstico do médico.

A bandagem tem sensores que medem e gravam o movimento dos joelhos, determinando seus graus de rotação e quais forças estão agindo sobre eles. Essas informações permitem que os médicos digam exatamente como o tratamento está progredindo e, por meio de um software que avalia os dados existentes, eles têm condições de apontar mudanças no tratamento, caso percebam alguma alteração no paciente. Futuramente, o instituto pretende aplicar o mesmo princípio para outras partes do corpo, como ombros e quadril.

 

Empresa lança óculos eletrônicos com foco adaptável

Enquanto o Dynamic Eye se adapta à luz, os óculos em Power!, lançados pela empresa PixelOptics, se adaptam ao seu problema de vista. Com líquido comprimido entre duas lentes rígidas, os óculos mudam de foco por meio de uma carga elétrica. O usuário pode escolher entre regular o foco manualmente, tocando a perna da armação, ou programar o acessório para ajustar a nitidez automaticamente sempre que começar a ler.

A recarga pode ser feita a cada dois ou três dias, dependendo do uso, e a bateria acoplada nos óculos pode ser reabastecida em aproximadamente duas horas com um carregador especial. O emPower! começa a ser vendido neste ano com o preço entre 1.000 e 1.200 dólares.

 

Um colete que trata a dor nas costas

De longe, parece uma peça de roupa moderninha, mas, de perto, o chamado Spinovo é um colete que muitas pessoas que sofrem de dor nas costas crônica vão desejar. Criado pela estudante de design industrial Justine Smith, a peça tem um sistema interno que trata desse problema de saúde. Por dentro do tecido, há várias camadas responsáveis por aquecer, resfriar e estimular eletricamente os nervos das costas.

Além disso, o Spinovo ainda garante que o usuário mantenha a postura correta, por meio de um sistema que monitora a posição da coluna e alerta o usuário por meio de um controle remoto. O sistema é alimentado por duas baterias recarregáveis que duram até duas horas na potência máxima. Por enquanto, o colete foi finalista no prêmio australiano de design James Dyson Awards, mas ainda não tem previsão de ser lançado no mercado.

 

Uma luva barata ajuda a recuperar os movimentos

Quatro estudantes de engenharia mecânica da instituição canadense McGill University deram um importante passo na democratização do tratamento fisioterápico. Eles criaram o Biomedical Sensor Glove, um aparelho usado na recuperação de movimentos de quem sofreu fraturas e outros acidentes. O sistema controla os movimentos do pulso, da palma e do dedo indicador, e, com ele, os pacientes jogam um tipo de videogame conectado a um computador que, por sua vez, processa os dados e mostra as informações sobre o progresso na recuperação do paciente em uma tela com imagem 3D. Esse processo ainda pode ser acompanhado remotamente pelo médico, diminuindo a necessidade de sair de casa muitas vezes.

Mas a grande inovação neste dispositivo não é só o fato de o sistema ser mais preciso do que os outros já existentes. O melhor do Biomedical Sensor Glove é o preço. Enquanto uma luva semelhante custa em torno de 30.000 dólares, o dispositivo criado pelos quatro alunos pode ser produzido por cerca de 1.000 dólares

 

Com o aparelho Inspire II, roncos nunca mais

Não é apenas quem dorme ao lado de uma pessoa que ronca que sofre com o problema. A apneia do sono, causadora dos incômodos ruídos durante a noite, também pode provocar sensação de noite mal dormida, cansaço e sonolência em quem passa por isso. Mas um aparelho desenvolvido nos Estados Unidos pela Inspire Medical Systems poderá ser uma alternativa para acabar com os roncos.

A chamada terapia de Upper Airway Stimulation (estímulo nas vias aéreas) estimula eletricamente o nervo que fica na base da língua e impede que ela bloqueie a entrada e a saída de ar dos pulmões. O processo é feito com a implantação de uma espécie de marcapasso por baixo da pele, perto da clavícula, capaz de identificar o ritmo da respiração, e um fio que envia impulsos ao nervo para manter a língua no lugar correto. Por meio de um controle remoto, o paciente pode ativar ou desativar o dispositivo quando quiser. O aparelho, denominado Inspire II, ainda está em fase de testes e não há previsão de quando estará à venda.

Fonte: Exame



Enter Google AdSense Code Here

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!