Marketing: Diplomas têm mais peso nas grandes empresas

Maio 11, 2011 by  
Filed under Notícias

As pequenas empresas tencionam contratar mais, mas são as médias e grandes que dão mais valor aos graus académicos.

Apesar da crise, as empresas continuam a procurar os recém-licenciados. Segundo os resultados do “Hiring Survey” da MRI, realizado no primeiro semestre de 2011, a tendência é mais visível nas pequenas empresas. Entre as empresas que têm entre 51 e 250 colaboradores, 46% admitem contratar mais licenciados em 2011. Das mais pequenas ainda, com menos de 50 trabalhadores, nenhuma respondeu que quer manter ou diminuir o número de contratações de licenciados, e 20% planeiam aumentá-lo.

A MRI fez também, em exclusivo para o Diário Económico, algumas perguntas específicas sobre a contratação de graduados. Uma delas está relacionada com o valor que as empresas dão aos diplomas obtidos nas universidades. O estudo concluiu que 76% das empresas preferem a licenciatura, nos processos de contratação geral, não havendo aqui distinção entre as licenciaturas pré ou pós-Bolonha.

Já o doutoramento não é valorizado por nenhuma das empresas que respondeu ao inquérito. Depois da licenciatura, o critério mais valorizado é a experiência, a dedicação e a competência, com 14% das respostas a favor. Os mestrados são referidos por 8% das empresas e os Masters in Business Administration (MBA) são um critério de escolha apenas para 2% dos executivos que responderam.

No entanto, também aqui há grandes diferenças entre as pequenas, as médias e as grandes empresas. Se nenhuma pequena empresa valoriza o MBA, são já 34% das empresas com mais de 50 colaboradores e 33% das empresas com mais de 500 a tomar em conta este grau quando contratam.

O facto é que, nas pequenas empresas, ainda conta mais a experiência, dedicação e competência (71% dos inquiridos referem-no) do que a formação académica (apenas 44% dão valor à licenciatura). E esta preferência é maior no sector da logística e distribuição (46%). O mesmo não acontece nas empresas que contam com 50 a 250 trabalhadores, que já preferem a licenciatura (36%). Nas empresas com mais de mil trabalhadores, o grau preferencial é já o mestrado (25%).

Fonte: Económico



Enter Google AdSense Code Here

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!