Inovação: Uso inovador de tecnologia RFID leva prêmio da FIAP

Maio 15, 2011 by  
Filed under Notícias

A FIAP anuncia o nome do grande vencedor do concurso Call to Innovation: Augusto Cesar de Camargo Neto, autor do projeto “CleverPhone: atenção gerenciada pelos seus donos”. Ele recebe como prêmio principal uma bolsa de estudos para o curso de verão GSP 2011 da Singularity University, que fica localizada dentro de um dos campus da NASA, na Califórnia, Estados Unidos.

A ideia apresentada por Camargo prevê uma nova aplicação para uma tecnologia já existente, de RFID. Com a fixação de pequenas tags RFID (sigla para Radio-Frequency Identification) nos celulares, os aparelhos se tornam uma nova plataforma de comunicação. Os usuários vão carregar nessa tag informações pessoais que podem ser usadas de diferentes maneiras. Por exemplo, por que pegar fila para preencher o cadastro na entrada de uma empresa se basta você aproximar o seu telefone de um leitor para informar seus dados?

Outra possibilidade é o emprego da tecnologia na área de saúde. Informações sobre doenças, alergias ou mesmo medicações utilizadas são cadastradas na tag para que, em segundos, possam ser consultadas em caso de emergência. O vídeo http://vimeo.com/23125042 mostra diferentes aplicações para a plataforma.

“Espero que outras instituições tenham iniciativas como essa, que valorizam a inovação e o empreendedorismo nacional. Esse prêmio é uma oportunidade incrível para mim. Tenho certeza que vou aprender muito e ao mesmo tempo estou realizando um sonho pessoal”, diz o vencedor.

Formado em Química, Camargo atua como empreendedor desde 1996, quando desenvolveu um sistema de extrato de cartão de crédito para uma importante empresa do setor e criou sua primeira companhia, a Fuzzy, que cresceu e foi vendida para o Cadmus. Desde então, ele vem investindo em outras ideias, sem nunca desistir de seu sonho de infância: conhecer a NASA.

Como vencedor do Call to Innovation, Camargo terá a oportunidade de desenvolver seu projeto juntamente com outros participantes internacionais selecionados pela SU para o curso que será realizado entre 18 de junho e 27 de agosto. Serão 10 semanas nas quais ele terá acesso a um corpo docente que inclui os maiores pensadores e estudiosos da atualidade, como Vint Cerf, um dos inventores da internet; Dan Barry, ex-astronauta que participou de três viagens espaciais pela NASA; Ray Kurzweil, futurista e autor do best-seller “The singularity is near”, e Peter Diamandis, um dos principais empreendedores da área de voos espaciais.

Além da bolsa na Singularity University, que já inclui hospedagem e alimentação, todos os custos de viagem e seguros médico e de vida serão pagos pela FIAP. O prêmio inclui também bolsa para um MBA na FIAP e um passe para a final do Desafio Brasil, concurso promovido pela Intel Brasil. Além disso, ao retornar dos Estados Unidos, Camargo recebe ainda R$ 10 mil para que o CleverPhone se torne uma realidade.

“Estamos muito satisfeitos com os resultados do Call to Innovation. Recebemos projetos excelentes e contamos com o apoio de vários parceiros para selecionar o representante brasileiro no GSP deste ano”, afirma Nathalie Trutmann, diretora de inovação da FIAP.

O concurso promovido pela FIAP conta com patrocínio da Intel e apoio de Microsoft, Sebrae, Brazil Innovators, Empreendemia, TEDx, Samba Tech, Endeavor e Apontador, entre outros. Informações sobre o processo e sobre o resultado do concurso estão disponíveis no site www.calltoinnovationfiap.com.br.

Sobre a parceria
Referência no ensino de gestão e tecnologia no Brasil, a FIAP estabeleceu em 2010 parceria inédita com a Singularity University (SU). O objetivo é trazer o conteúdo utilizado na instituição americana para formar profissionais criativos, visionários, movidos pela excelência e com a convicção de que podem contribuir para ajudar a resolver os desafios da humanidade.

Conhecida por Universidade do Futuro, a SU foi fundada por Ray Kurzweil e Peter Diamandis e reúne alguns dos maiores cientistas e empreendedores em atividade, incluindo vencedores de prêmio Nobel. A instituição visa formar a elite dos executivos, empreendedores e pensadores do mundo para as rápidas mudanças pelas quais a humanidade deve passar neste século e, para isso, estimula os alunos a mudarem a forma de pensar “local e linear”, para acompanhar o ritmo de crescimento exponencial da tecnologia e o seu impacto global. A ideia é que os profissionais compreendam e facilitem o desenvolvimento das tecnologias e suas aplicações para enfrentar e ajudar a solucionar problemas globais como fome, aquecimento global e desastres naturais.

Fonte: IT Web



Enter Google AdSense Code Here

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!