Empreendedorismo: 80% dos brasileiros consideram dificil abrir um negócio, diz pesquisa da BBC

Junho 7, 2011 by  
Filed under Notícias

Uma pesquisa encomendada pela BBC Brasil em 24 paises mostrou que o índice de empreendendorismo do brasileiro está abaixo da média internacional. A taxa varia de 1 a 4 e o País alcançou 2,33. Os países com maior cultura empreendedora são Indonésia (2,81), Estados Unidos (2,80) e Canadá (2,78). Além disso, 80% do povo consideram difícil abrir um negócio próprio no Brasil.

A inovação e criatividade esbarram no grande número de taxas e impostos a serem pagos, na ampla concorrência e dificuldades de administração. Segundo estudo do Serviço Brasileiro de Apoio as Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) de São Paulo, 7 em cada 10 empresas fecham antes de completar o sexto ano de atividade. Quem deseja enfrentar esses obstáculos rumo ao sucesso, é importante adquirir conhecimentos e procurar aconselhamento, estudando sobre o mercado atual, seja qual for a área de atuação da empresa.

Para ajudar os micro e pequenos proprietários, o Centro de Educação Empresarial (CEE) do Sebrae de Pernambuco oferece diversos cursos de administração financeira, motivação profissional e outras habilidades necessárias para se destacar no cenário econômico local e até nacional. Os interessados podem conferir a programação no site do orgão e se inscrever por telefone, ligando para 0800.570.0800.

Investidores – De acordo com a pesquisa Global Entrepreneuriship Monitor (GEM), o perfil dos investidores no País vem se modificando ao longo das últimas cinco décadas, com a ampliação do espaço das mulheres e dos jovens. Entre os fatores que influem no ímpeto de investir em um negócio próprio, estão também a renda familiar e a escolaridade.

O varejo, por exemplo, é dominado pelas mulheres, assim como o setor de transformação e de alojamento/alimentação. Os homens, por sua vez, costumam engrenar na área de construção, transporte e armazenagem de produtos, alem de serviços imobiliários. Esses dados apontam uma tendência de que os empreendimentos nacionais são voltados ao consumidor final dos produtos.

Quanto à escolaridade, quanto mais anos de estudo, maior a probabilidade de o investidor se dedicar a uma empresa de assessoria ou consultoria. Já em relação à renda familiar, a pesquisa aponta que os recursos aplicados costumam vir de fundo próprio, mas quando o valor é grande, costuma ser completado com empréstimos tomados dentro da família – 70% dos entrevistados afirmaram ter escolhido essa opção.

Fonte: NE10



Enter Google AdSense Code Here

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!