Empreendedorismo: Mais de dois milhões de angolanos têm um negócio novo

Junho 14, 2011 by  
Filed under Notícias

Pelo menos dois milhões e 300 mil cidadãos angolanos, com idades compreendidas entre 18 e 64 anos, possuem um negócio novo, mas a maioria destes voltados para o sector do comércio, avança um relatório baseado no estudo sobre empreendedorismo, denominado “Global Entrepreneurship Monitor (GEM) Angola, apresentado hoje, em Luanda.

Segundo o relatório, que se refere ao ano 2010, a Taxa de Actividade Empreendedora (TEA) em Angola é elevada, porque há muita gente envolvida em negócios, mas muitos desses são negócios de necessidade, isto é, menos positivo, seria mais interessante se fosse negócios de oportunidade virados para a eficiência e inovação.

De acordo com as análises do estudo, muitos dos negócios criados têm vida efémera, pois desaparecem devido à ausência de resultados positivos e também por falta de financiamento.

O documento menciona que a taxa TEA registada no ano passado, em Angola, foi de 31,9 porcento, o que significa que aproximadamente 32 angolanos em cada 100 são novos empreendedores. Esta cifra é a quinta mais elevada entre os 59 países e territórios estudados pelo Projecto GEM em 2010.

O relatório refere ainda que o resultado obtido por Angola, sendo alto, pode ser enquadrado mais convenientemente no contexto específico de economias orientadas por factores de produção.

Por outro lado, realça que o valor médio da taxa TEA nestas economias é de 22,7 porcento, o que coloca Angola, consideravelmente, acima da média dos países em  desenvolvimento semelhante ao valor médio das taxas TEA nas economia orientadas para a eficiência e para a inovação são, respectivamente 11,7% e 5,6%, o que deixa transparecer ainda mais a magnitude do valor registado em Angola).

O GEM estima que o aumento na actividade empreendedora tenha relação com os constrangimentos económicos e financeiros que afectaram o país em 2009 e 2010, influenciados pela descida do peço do petróleo e pela crise internacional.

“ Esta conjuntura limitou a disponibilidade de investimentos do Governo e das empresas privadas, tendo contribuído para a diminuição da criação de emprego dependente. Assim, uma parte considerável da população activa viu-se na obrigação de procurar as fontes alternativas de rendimento, optando pela criação do seu negócio”, cita o relatório.

A elaboração e apresentação do relatório coube à Universidade Católica (Ucan), Banco de Fomento Angola (BFA) e pela Sociedade Portuguesa de Inovação (SPI).

O projecto GEM é o maior estudo independente de empreendedorismo realizado em todo mundo, e visa analisar a relação entre o nível de empreendedorismo e o nível de crescimento económico, bem como determinar as condições que estimulam e travam as dinâmicas empreendedoreas em cada país participante.

O GEM pode constituir uma base de análise para Angola, no qual o empreendedorismo se encontra no centro da política económica e industrial, abrangendo quer a criação de novos negócios quer o desenvolvimento de novas oportunidades de negócio em organizações já existentes.

Indicadores relacionados com aspectos macroeconómicos do empreendedorismo, recolhidos de fontes internacionais, tais como o World Economic Outlook, do Fundo Monetário Internacional (FMI), e o Global Competitiveness Report, do Fórum Económico Mundial, e por último o GEM 2010 Global Repor são igualmente outras fontes usadas para o estudo.

O projecto GEM é resultado de uma iniciativa conjunta do Babson College (EUA) e da London Business School (Reino Unido), e a primeira edição deste estudo ocorreu em 1999, tendo contado com a participação de 10 países.

Em 2005, as duas entidades transferiram o capital intelectual do GEM para a Global Entrepreneurship Research Association (GERA) – uma organização sem fins lucrativos gerida por representantes das equipas nacionais, das duas instituições fundadoras e de instituições patrocinadoras da iniciativa GEM. Em 2010, o GEM contou com a participação de 59 países, incluindo Angola, pela segunda vez.

Fonte: Angola Press



Enter Google AdSense Code Here

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!