Inovação: Incentivos à investigação e aproximação às empresas em Portugal

Junho 30, 2011 by  
Filed under Notícias

O Governo vai privilegiar os apoios públicos às atividades de Investigação e Desenvolvimento (I&D) e promover uma maior aproximação da ciência às empresas, segundo o programa hoje entregue no Parlamento.

No documento, o Governo assume que o investimento sustentado na investigação científica é “um dos pilares essenciais do desenvolvimento”, afirmando que a aposta nessa área é uma “prioridade”.

Por isso, seguindo as recomendações da Comissão Europeia, vai apostar no aumento do rácio em I&D sobre o PIB e na diversificação das fontes de financiamento. Serão privilegiados os apoios públicos às atividades de I&D de excelência, especifica o documento.

O Governo propõe ainda incentivar o estabelecimento e dinamização de parcerias entre as unidades de investigação e as empresas, de modo a desenvolver programas de investigação aplicada e promover o emprego, defende o programa.

Entre as medidas previstas está o incentivo à “integração do sistema científico nacional no espaço europeu de investigação, aumentando a participação de empresas e centros de investigação nos programas quadro e incentivando grandes linhas de investigação industrial mediante colaboração público-privada”.

O Executivo PSD-CDS vai fazer um “levantamento rigoroso” dos recursos financeiros existentes para I&D, do seu nível de execução e dos compromissos assumidos, garantindo o máximo rigor e transparência na distribuição de fundos públicos para I&D e divulgação científica.

Para o novo Governo “é crucial crescer em qualidade, assumindo o princípio de que só a melhor investigação tecnológica resultará em patentes relevantes, atrativas para a indústria e competitivas nos mercados internacionais”.

Outros objetivos do Governo são incentivar os doutoramentos em instituições de excelência nacional, assegurar a permanência dos melhores investigadores no país e atrair outros do estrangeiro.

Ainda neste âmbito, será lançado um programa competitivo de apoio a “Programas de Doutoramento que demonstrem a melhor qualidade, estrutura e garantia de rentabilidade”.

Uma das áreas de investimento preferencial para o desenvolvimento social e económico do país é a das ciências da vida e da saúde, por terem “enormes repercussões financeiras na saúde pública, na agricultura, no ambiente e na biodiversidade”.

Fonte: Diário de Notícias



Enter Google AdSense Code Here

One Comment on "Inovação: Incentivos à investigação e aproximação às empresas em Portugal"

  1. antónio saias on Dom, 3rd Jul 2011 10:07 am 

    o Concerto era excelente – Violino e Piano – Lina Uinskyte e Mauro Dilema, interpretando Edvard Grieg, Schubert, Saint-Saens.
    fiz quarenta quilómetros para assistir mas valeu a pena.

    e o que pode ter a ver a realização de um concerto de música clássica com qualquer sugestão de INOVAÇÃO?
    explico
    :
    o excelente pianista – Mauro Dilema – é “assessorado” por um praticante local, que lhe vai mudando as páginas da partitura à medida do seu ritmo de execução.

    a violinista LINA dispensa auxiliar, virando ela própria as páginas, segurando com elegância o instrumento entre o ombro e o queixo e libertando as mãos para a tarefa de mudar de página.

    o que me ocorre, ao longo do Concerto, é a ideia de que o “Teletexto” – adaptato às circunstâncias musicais : semiótica da música em vez da comunicação verbal, podia ser solução para a necessidade do tradicional auxiliar “virador” de página.

    as próprias Bandas Filarmónicas não poderiam substituir as esvoaçantes pautas em papel por pequenos leitores de “Teletexto Musical”?

    horroroso, dirão. Como pensar trocar o CAPOTE alentejano pelo leve mas prático e eficaz Kispo de cores berrantes e genericamente “made in CHINA”
    mas na realidade isso aconteceu

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!